Postos de Saúde oferecem testes rápidos de sífilis e HIV até 07 de dezembro

Treinamento de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais com as equipes de saúde municipais

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, de 01 a 07 de dezembro, durante a “Semana Mundial de Combate a Aids”, a Campanha Fique Sabendo 2021. Esta ação tem o objetivo de oferecer as pessoas os testes rápidos de sífilis e HIV, para que as pessoas fiquem sabendo do seu status sorológico, tenham o diagnóstico precoce destas doenças, tirem o peso da dúvida, com total garantia de sigilo, confiança e qualidade no processo de diagnóstico.  Nos casos de diagnóstico positivo, as pessoas serão devidamente acolhidas, com aconselhamento individual, acesso ao tratamento, melhor qualidade de vida e garantia dos direitos humanos à saúde.

A campanha tem foco na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis através de esclarecimentos com o fornecimento de orientações sobre métodos de prevenção para sensibilização quanto à prática sexual segura e oferecer garantia de atendimento aos portadores do vírus. E aqueles que praticam sexo sem preservativo, devem estar ainda mais atentos à realização dos testes rápidos, pois o risco de se contrair uma doença nessas situações é iminente.

A Campanha Fique Sabendo está acontecendo nas seguintes unidades de saúde, Centro de Saúde II, ESF Jardim Araújo, ESF Aparecidinha, ESF Vila Palmira, ESF Santa Cruz, ESF Oratório, ESF São Bento, ESF Moraes, ESF Rio do Peixe e ESF Salto.

No dia 25 de novembro, houve treinamento de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais com as equipes de saúde municipais. As ações fazem parte da campanha “Dezembro Vermelho”, ligada à conscientização e combate a essas doenças.