Prefeitura apoia implantação de Unidade Demonstrativa de Agrofloresta

A Prefeitura Municipal de Socorro através do Departamento de Desenvolvimento Rural está apoiando a implantação de uma unidade demonstrativa de Agrofloresta, no Bairro dos Marianos, em parceria com os produtores rurais Célio Rodrigues de Morais e Rosana Ker.

Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal, também conhecido por ‘SAF’, é uma forma de uso da terra que combina o cultivo de espécies arbóreas como frutíferas com culturas agrícolas e ou animais. Essa combinação pode ser feita de forma simultânea ou em sequência temporal, trazendo benefícios econômicos e ecológicos para a propriedade e município.

O planejamento da unidade demonstrativa foi realizado em conjunto com os produtores que definiram como foco da área a produção de café, abacate e caqui. Além disso, plantas de ciclo curto como milho, feijão e mandioca foram plantadas na área para gerar renda em curto prazo aos produtores.

“O objetivo dessa unidade demonstrativa é poder mostrar na pratica como esse sistema funciona e como deve ser implantado, e a partir dele, despertar o interesse em mais produtores para o implantar em suas propriedades” – destacou o diretor do departamento, Alexandre Moreira.

Além desse trabalho, o Departamento de Desenvolvimento Rural irá promover durante o ano encontros para capacitar técnicos, produtores e demais pessoas que tenham interesse em conhecer melhor um Sistema Agroflorestal e poderá firmar parcerias com produtores interessados em implantar novas áreas demonstrativas de Agrofloresta.

Para mais informações entrem em contato com o Departamento de Desenvolvimento Rural, através do telefone: (19 3895 6430).