Prefeitura apresenta técnicas de conservação do solo para proteção da água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com Departamento de Desenvolvimento Rural, comemorou a semana Mundial da Água.

Na área rural, existem inúmeras ações que podem ser feitas para contribuir com a preservação da água, no que diz respeito à quantidade e também a qualidade. Destacam-se nesse contexto, as práticas de conservação do solo.

Dentre as ações disponíveis, são essenciais construções de barragens de contenção, terraceamento, plantio em nível e manutenção da cobertura do solo. Todas essas boas práticas contribuem para que não haja erosões do solo causando assoreamentos dos rios, além de contribuir para que a água das chuvas infiltre e contribua com a recarga das nascentes e mananciais.

‘’O departamento vem orientando os proprietários rurais na construção de barragens em diversas localidades do Município’’ Alexandre Moreira de Souza, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural.

Para demonstrar a técnica e resolver problemas de erosão, o Parque da Cidade recebeu um conjunto de cinco barragens durante o mês de março deste ano. A área que recebeu as  barragens será contemplada com plantio espécies nativas da mata atlântica. O projeto conseguiu contribuir com a infiltração das águas das chuvas e assim conter as erosões que havia no local.

Os interessados em saber mais sobre as barragens devem procurar o Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, através do telefone, 19 3895-6430 ou pessoalmente no Espaço do Produtor Rural “Engenheiro Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira”, localizado na Praça Rachid José Maluf.

Compartilhe: