Prefeitura comemora o Dia da Árvore com visita às Nascentes Modelos Municipais, retirada de lixo e plantio de mudas nativas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro, por meio de seus colaboradores estiveram com o grupo de escoteiros Cavaleiros da Paz e moradores do Residencial Palma Real em mais uma ação de conscientização ambiental, no último sábado (18).

As visitas às Nascentes Modelos Municipais que se encontram em meio à área verde do residencial foram recentemente revitalizadas. Está área abastece a fonte d’água do Parque da Cidade e geram um pequeno córrego que deságua no Rio do Peixe.

“Essas nascentes foram recuperadas através de um plantio de espécies nativas realizado pela Associação Ambientalista Copaíba há alguns anos. Recentemente foram inseridas 4.000 novas mudas no local”– ressaltou secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

A visita técnica foi monitorada pelos integrantes da secretaria: Giulia Defendi, diretora do departamento, Marcos Júnior, biólogo e o secretário Tiago, que esclareceram sobre o ciclo da água e a importância da vegetação na preservação das nascentes e da qualidade de suas águas.

A ação foi marcada por atividades interativas, pela retirada do lixo presente no local e pela semeadura de espécies nativas nas proximidades das nascentes. Ao final, todo o lixo foi separado e sua composição analisada e destinada à reciclagem.

“Nós buscamos evidenciar o quão próximos estamos da natureza, e o quanto nossas ações impactam o meio ambiente local. Muita gente não sabe que maus hábitos cotidianos geram consequências, como o descarte inadequado do lixo vem contaminar a água que nós mesmos bebemos” – alerta o secretário.

As Nascentes Modelos são de fácil acesso e podem ser visitada através de agendamento prévio na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do telefone: (19) 3855–9677  /  3855–9617.