Prefeitura, Copaíba e empresas realizam plantios em celebração do Dia da Árvore

A comemoração do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, contou com diversas ações de conscientização ambiental e plantios de mudas em diferentes locais do município, realizados ao longo da semana.

Na terça-feira (20/09), a Indústria de Panificação Sartori realizou um plantio comemorativo junto aos seus servidores na Rua Emílio Constanti, com mudas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, assim como a Academia 2Life, na Rua Josefina Pagano Calafiori.

Na quarta-feira (21/09), cerca de 60 alunos do projeto Vem Ser, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania, realizaram um plantio de mudas de árvores nativas no Parque da Cidade. Na oportunidade, foram acompanhados pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente que conduziram uma roda de conversa abordando a importância das árvores para a manutenção da vida e a necessidade da sua preservação.

Os alunos foram separados em pequenos grupos e puderam, eles próprios, colocar as mãos na terra e realizar o plantio das mudas disponibilizadas.

“Essa é uma vivência que procuramos estimular porque marca a vida dessas crianças de uma forma muito positiva. Para elas aprenderem a amar a natureza, têm que se sentirem parte dela. Quando futuramente voltarem ao parque e perceberem o crescimento das mudas que ajudaram a plantar, se sentirão como parte de algo maior que ajudaram a construir” – ressalta Marcos Junior, biólogo do departamento de Meio Ambiente.

Ainda no Dia da Árvore, foi realizado um plantio pelos alunos da Escola Municipal do Bairro dos Rubins.

Também na quarta-feira, foi realizado um plantio conjunto entre a Associação Ambientalista Copaíba e a Construtora Carraro no Condomínio Residencial Reserva Carraro. Cerca de 40 alunos da Escola Municipal “Professora Benedicta Geralda de Souza Barbosa” participaram do plantio de 97 mudas nativas da Mata Atlântica. O prefeito Ricardo Lopes esteve presente acompanhando o plantio.

“Essa ação é algo que me traz muita alegria porque nossos jovens precisam entender que a preservação da natureza é algo do qual eles têm que participar. É preciso criar essa consciência, de que com motivação e somando esforços podemos mudar o mundo” – afirmou o prefeito.

Na sexta-feira (23/09), foram iniciados os plantios pela Construtora Carraro no Condomínio Residencial Palma Real, para arborização urbana, com as mudas disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Concluindo as ações da semana, servidores da Secretaria de Meio Ambiente realizaram o plantio de mudas no Complexo Ambiental “Deputado Ricardo Izar”.