Prefeitura de Socorro amplia vacinação contra meningite para pessoas de 15 a 19 anos e profissionais da educação

Vacina contra meningite está disponível a profissionais da saúde
Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro ampliou, temporariamente, os grupos que podem receber a vacina Meningocócica C (conjugada) contra a meningite. Adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, que ainda não tenham recebido a vacina ACWY (conjugada), podem ser imunizados. Professores e agentes de instituição de ensino em contato direto com esse público também podem receber a vacina, independentemente de terem sido vacinados anteriormente.

A medida segue recomendação do Programa Estadual de Imunização. A vacina está disponível, enquanto durarem os estoques das novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas seguintes unidades de saúde:

✅ Centro de Saúde,
✅ ESF Parque Ferrúcio/Aparecidinha,
✅ ESF Jardim Santa Cruz,
✅ ESF Oratório,
✅ ESF Salto,
✅ ESF São Bento e
✅ ESF Vila Palmira.

Além desse grupo, a Meningocócica C (conjugada) continua sendo disponibilizada para crianças menores de 1 ano, com a primeira dose sendo aplicada aos 3 meses e a segunda dose aos 5 meses. Aos 12 meses, é administrado um reforço da vacina. Também podem se imunizar as crianças com até 10 anos que ainda não se vacinaram e os profissionais de saúde, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal anteriormente.

A Secretaria Saúde ressalta que a vacina meningocócica ACWY (conjugada) também está disponível na rede de saúde. O imunizante é indicado para adolescentes de 11 e 12 anos e, até junho deste ano, também para aqueles na faixa etária de 13 e 14 anos.

A meningite é uma doença que provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal, podendo ser causada tanto por vírus quanto por bactérias. Ela ataca as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. Os sintomas mais comuns incluem cansaço, febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos e abatimento geral. Em crianças menores de 1 ano, é importante atentar para o inchaço da moleira e o choro persistente. Caso haja suspeita de meningite, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico.