Pular para o conteúdo

Prefeitura de Socorro amplia vacinação contra meningite para pessoas de 15 a 19 anos e profissionais da educação

Vacina contra meningite está disponível a profissionais da saúde
Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro ampliou, temporariamente, os grupos que podem receber a vacina Meningocócica C (conjugada) contra a meningite. Adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, que ainda não tenham recebido a vacina ACWY (conjugada), podem ser imunizados. Professores e agentes de instituição de ensino em contato direto com esse público também podem receber a vacina, independentemente de terem sido vacinados anteriormente.

A medida segue recomendação do Programa Estadual de Imunização. A vacina está disponível, enquanto durarem os estoques das novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas seguintes unidades de saúde:

✅ Centro de Saúde,
✅ ESF Parque Ferrúcio/Aparecidinha,
✅ ESF Jardim Santa Cruz,
✅ ESF Oratório,
✅ ESF Salto,
✅ ESF São Bento e
✅ ESF Vila Palmira.

Além desse grupo, a Meningocócica C (conjugada) continua sendo disponibilizada para crianças menores de 1 ano, com a primeira dose sendo aplicada aos 3 meses e a segunda dose aos 5 meses. Aos 12 meses, é administrado um reforço da vacina. Também podem se imunizar as crianças com até 10 anos que ainda não se vacinaram e os profissionais de saúde, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal anteriormente.

A Secretaria Saúde ressalta que a vacina meningocócica ACWY (conjugada) também está disponível na rede de saúde. O imunizante é indicado para adolescentes de 11 e 12 anos e, até junho deste ano, também para aqueles na faixa etária de 13 e 14 anos.

A meningite é uma doença que provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal, podendo ser causada tanto por vírus quanto por bactérias. Ela ataca as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. Os sintomas mais comuns incluem cansaço, febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos e abatimento geral. Em crianças menores de 1 ano, é importante atentar para o inchaço da moleira e o choro persistente. Caso haja suspeita de meningite, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.