Pular para o conteúdo

Prefeitura de Socorro apresenta projetos de obras para combate às enchentes a comerciantes da região central da cidade

Desde o início da atual administração, em janeiro de 2021, a Prefeitura de Socorro tem se preocupado com projetos de combate às enchentes, a exemplo do desassoreamento realizado em diferentes trechos do Rio do Peixe, a conclusão do Plano Municipal de Macrodrenagem, seguido do início do trabalho de captação de recursos para realização das obras apontadas.

Após os acontecimentos de 2 de janeiro de 2023, período em que vivemos mudanças climáticas muito intensas, com volumes de chuvas que não se via há mais de quarenta anos, a Prefeitura elaborou um plano de trabalho com ações de curto, médio e longo prazo. Como medidas de curto prazo, foram realizadas limpezas das galerias de águas fluviais do centro da cidade e obras de microdrenagem, como na Vila João Conti, Bruna Maria, Rua Mazolini, entre outras.

Com a estruturação do projeto em andamento, através da realização de estudos e diagnósticos, coordenados pelo Departamento de Engenharia, a Prefeitura conseguiu no final de 2023, com intermédio do deputado federal Baleia Rossi, um contrato de repasse com o Ministério das Cidades, no valor de R$40 milhões, para obras de drenagem e combate às enchentes.

A Prefeitura apresentou um plano de trabalho para comerciantes da região central da cidade em reunião realizada na segunda-feira (15/01), no Centro Administrativo Municipal. Atualmente, o plano de trabalho está em fase de compilação dos projetos básicos a serem encaminhados à Caixa Econômica Federal. Após a aprovação dos projetos, têm início das licitações das obras e, posteriormente, a execução das mesmas.

A Prefeitura destaca que, as obras atenderão prioritariamente as seguintes regiões da cidade: bacia do Barrocão, que afeta diretamente a região central; a bacia do São Bento, que afeta a região da Câmara Municipal e praça da Delegacia; Rua Barão de Ibitinga, devido ao escoamento das águas dos bairros Aparecidinha e Parque Ferrúcio; e os bairros Jardim Santa Cruz e Nogueiras.

Numa demonstração de transparência e gestão participativa, a Prefeitura informa que convocará nova reunião para apresentação dos projetos, assim que eles forem concluídos.

A administração municipal ressalta que seria impossível a captação de recursos para realização dessas obras sem que houvesse toda essa preparação desde o início da gestão em 2021, através de elaboração de projetos e diagnósticos.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.