Prefeitura de Socorro apresenta projetos de obras para combate às enchentes a comerciantes da região central da cidade

Desde o início da atual administração, em janeiro de 2021, a Prefeitura de Socorro tem se preocupado com projetos de combate às enchentes, a exemplo do desassoreamento realizado em diferentes trechos do Rio do Peixe, a conclusão do Plano Municipal de Macrodrenagem, seguido do início do trabalho de captação de recursos para realização das obras apontadas.

Após os acontecimentos de 2 de janeiro de 2023, período em que vivemos mudanças climáticas muito intensas, com volumes de chuvas que não se via há mais de quarenta anos, a Prefeitura elaborou um plano de trabalho com ações de curto, médio e longo prazo. Como medidas de curto prazo, foram realizadas limpezas das galerias de águas fluviais do centro da cidade e obras de microdrenagem, como na Vila João Conti, Bruna Maria, Rua Mazolini, entre outras.

Com a estruturação do projeto em andamento, através da realização de estudos e diagnósticos, coordenados pelo Departamento de Engenharia, a Prefeitura conseguiu no final de 2023, com intermédio do deputado federal Baleia Rossi, um contrato de repasse com o Ministério das Cidades, no valor de R$40 milhões, para obras de drenagem e combate às enchentes.

A Prefeitura apresentou um plano de trabalho para comerciantes da região central da cidade em reunião realizada na segunda-feira (15/01), no Centro Administrativo Municipal. Atualmente, o plano de trabalho está em fase de compilação dos projetos básicos a serem encaminhados à Caixa Econômica Federal. Após a aprovação dos projetos, têm início das licitações das obras e, posteriormente, a execução das mesmas.

A Prefeitura destaca que, as obras atenderão prioritariamente as seguintes regiões da cidade: bacia do Barrocão, que afeta diretamente a região central; a bacia do São Bento, que afeta a região da Câmara Municipal e praça da Delegacia; Rua Barão de Ibitinga, devido ao escoamento das águas dos bairros Aparecidinha e Parque Ferrúcio; e os bairros Jardim Santa Cruz e Nogueiras.

Numa demonstração de transparência e gestão participativa, a Prefeitura informa que convocará nova reunião para apresentação dos projetos, assim que eles forem concluídos.

A administração municipal ressalta que seria impossível a captação de recursos para realização dessas obras sem que houvesse toda essa preparação desde o início da gestão em 2021, através de elaboração de projetos e diagnósticos.