Prefeitura de Socorro de alerta a população sobre a Dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Socorro, em parceria entre as equipes de Vigilância Epidemiológica alerta toda população sobre a dengue.

O mosquito transmissor atrai muitos perigos, pois, dissemina várias doenças e o acúmulo de materiais também pode servir de criadouros de outros animais nocivos à saúde.

A dengue é uma doença viral, provocado pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypt infectada pelo flavivírus.

Sintomas principais são: febre alta de início repentino, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas pela pele, indisposição, cansaço, enjoos, vômito e dor abdominal.

Os sintomas da dengue começam repentinamente e podem durar entre cinco e sete dias. Em crianças, é necessário ficar ainda mais atento, já que os sintomas podem ser confundidos com rubéola, sarampo e gripe.

É indispensável à procura do serviço de saúde em caso de dúvidas para realizar o tratamento adequado. Além disso, deve ser feito repouso e ingestão de líquidos, principalmente agua, para evitar desidratação.

Para combater a dengue é necessário combater o transmissor da doença, o Aedes aegypt.

ATENÇÃO!

Não acumule entulhos, agua parada em vasos, lajes, garrafas, pneus e lonas, mantenha lixo em sacos plásticos e lixeira tampada, segue e tampe ralos, pias e vasos sanitários após o uso, atenção dobrada com plantas aquáticas, realizando sempre a limpeza do recipiente e a troca da água semanalmente, troque a agua dos pets diariamente e mantenha garrafas viradas para baixo e calhas limpas e livres de acumulo de agua.