Prefeitura de Socorro, Defesa Civil e Bombeiros atuam para evitar queimadas no município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, atenta ao período de estiagem, destaca a necessidade de mais atenção às queimadas no município que, devido ao tempo seco, podem se propagar muito rápido.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, reforça que “as queimadas colocam em risco a natureza, o patrimônio público e particular, destruindo, em poucos minutos, o que se leva toda a vida para construir. Além disso, aumentam a ocorrência de doenças respiratórias, sobrecarregando o sistema de saúde local”.

Para conter o aumento das queimadas, a equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal monitora focos de incêndio nas áreas urbanas e rurais, passíveis de multa conforme a Lei Municipal nº 3825/2014. Na última semana, foi aplicada uma multa. A população pode denunciar a ocorrência de queimadas pelo WhatsApp (19) 99613-7057.

Para auxiliar no controle de queimadas, a Defesa Civil, recebeu um conjunto móvel de combate a incêndios. O tanque rígido, com capacidade de 400l, foi obtido com recursos do FUMDEMA. O coordenador da corporação, Lourenço do Prado, destaca que “o equipamento será muito útil para conferir mais agilidade na prestação de suporte ao combate a queimadas e incêndios florestais no município, especialmente em locais de difícil acesso”.