Prefeitura de Socorro está habilitada a emitir Selo Arte, que permite comercialização de produtos artesanais em todo o país

A partir deste ano, o Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro tornou-se apta a emitir o Selo Arte para produtos de origem animal. Essa mudança representa um marco significativo, ao possibilitar o comércio nacional de produtos artesanais de Socorro.

O Selo Arte pode ser atribuído a produtos lácteos, cárneos, pescados e seus derivados, bem como a produtos de abelhas. Para os queijos artesanais, há uma identificação própria chamada Selo Queijo Artesanal, ressaltando ainda mais a singularidade desses produtos.

Anteriormente, apenas os órgãos estaduais tinham a competência para emitir o Selo Arte. Agora, os municípios também podem registrar os produtores. O Selo Arte permite a comercialização, em todo o território nacional, de produtos inspecionados pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), desde que sejam produzidos de maneira artesanal.

O diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, Alexandre Moreira, destaca que, além de estimular a formalização, o novo selo proporciona uma vantagem competitiva no mercado nacional. “Descentralizar o processo de certificação, com produtores sendo inspecionados e certificados localmente, simplifica todo o procedimento. Produtos tradicionais, até então restritos a determinadas regiões, têm a chance de chegar a lojas e mercados de diversos estados, impulsionando a economia local”.

Para os consumidores, os selos representam uma garantia de qualidade, assegurando que os produtos são artesanais e seguem as boas práticas agropecuárias e de fabricação. Os interessados em obter mais informações sobre o Selo Arte podem procurar o Departamento de Desenvolvimento Rural no Espaço do Produtor, localizado na Praça Rachid José Maluf, nº 180, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3895-6430.