Prefeitura de Socorro inicia nebulização contra dengue

A Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde estão intensificando as ações de combate à dengue no município. Uma das principais medidas adotadas foi a nebulização com o chamado “fumacê”, iniciada na última quarta-feira, 10 de abril. Os bairros Vila Nova e Vila Palmira são os primeiros a receber a ação, que segue um protocolo estadual que prevê a intervenção primeiramente nas regiões com maior incidência de casos.

O treinamento para orientar os profissionais locais sobre os procedimentos de preparação e aplicação do inseticida, foi realizado pela Secretaria de Saúde do Estado. Participaram do treinamento dois profissionais do Departamento de Serviços e quatro da Vigilância em Saúde, sob coordenação de Lucas Poli, Chefe do Departamento de Vigilância.

Foram disponibilizadas duas máquinas costais, uma pelo Estado e outra pelo município, além de uma máquina interfocal que é utilizada em pontos estratégicos. Conforme orientação da Secretaria Estadual, a nebulização ocorre de maneira cautelosa para garantir a saúde das pessoas, dos animais e a preservação do meio ambiente.

“Entre as ações já implementadas, além do fumacê, seguimos com as vistorias em imóveis e o trabalho de conscientização em escolas da rede pública municipal e particulares. A partir desta sexta-feira iniciamos ainda um mutirão com profissionais de diversas áreas”, afirma a Secretária de Saúde, Elisângela Marciela Lopes.

O mutirão de conscientização começa pelos bairros Vila Palmira, Jardim Santa Cruz, Jardim Araújo e Jardim Teixeira. Na próxima segunda-feira a ação se estende aos bairros da Aparecidinha, Bela Vista e região central, seguindo nos próximos dias para a Zona Rural.

Elisângela ressalta ainda que todas unidades de saúde do município seguem com o atendimento para casos de dengue.