Pular para o conteúdo

Prefeitura inicia reestruturação da Secretaria de Educação com foco na efetivação por concurso público

A Prefeitura de Socorro anunciou a primeira etapa de uma reestruturação administrativa na Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de substituir cargos comissionados e de livre nomeação por servidores efetivos aprovados em concurso público. A medida foi determinada pelo prefeito Maurício de Oliveira Santos.

O processo está sendo conduzido com base em estudos jurídicos e financeiros coordenados pela Secretaria de Negócios Jurídicos, sob a responsabilidade do secretário da pasta Dr. Alexandre Paiva Marques, em parceria com as secretarias municipais de Fazenda e de Educação. O foco principal é a valorização do servidor concursado e a melhoria da gestão pública, reduzindo a influência política na ocupação dos cargos.

Segundo o prefeito, apenas os cargos de secretário municipal e alguns auxiliares diretos em áreas estratégicas permanecerão sob nomeação do Executivo. O restante da equipe técnica da Secretaria de Educação será composta por servidores concursados, o que inclui as funções de direção e chefia atualmente ocupadas por professores em cargos comissionados.

“É fundamental que os professores retornem às salas de aula, enquanto os cargos de gestão sejam preenchidos por meio de concurso, respeitando o plano de carreira do magistério”, explica Dr. Alexandre Paiva Marques.

Para viabilizar essa mudança, a Prefeitura irá propor à Câmara Municipal a revisão da Lei Complementar nº 171/2011 e da Lei Geral 197/2012, que atualmente prevê cargos de livre nomeação na estrutura da Educação. A alteração visa transformar esses cargos em carreira, alinhando a legislação ao plano de carreira dos professores.

A implementação está prevista para o segundo semestre de 2025, após a conclusão dos estudos técnicos e aprovação legislativa, seguindo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Ministério Público. Aproximadamente 35 cargos comissionados serão extintos e substituídos por vagas de concurso público.

A reforma administrativa tem início pela Secretaria Municipal de Educação, setor que concentra os cargos mais estratégicos e de maior remuneração no município, com o propósito de fortalecer a eficiência e a transparência na gestão pública local. “O nosso compromisso é valorizar o servidor de carreira e estruturar a administração com base técnica e mérito, buscando o melhor para o serviço público. Para eliminar e reestruturar é necessário planejamento e gestão. Todas as pastas passarão por isso gradativamente, começando por aquelas que concentram o maior número de cargos comissionados”, afirmou o prefeito Maurício de Oliveira Santos.

A Prefeitura manterá a população informada sobre os avanços do processo e os próximos passos a serem adotados.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.