Pular para o conteúdo

Prefeitura de Socorro lança Programa de Parcelamento Incentivado para regularização de débitos

A Prefeitura Municipal de Socorro iniciou, nesta semana, o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) 2025, regulamentado pela Lei nº 4.886/2025, aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores. O objetivo do PPI é oferecer condições especiais para que contribuintes regularizem débitos tributários e não tributários junto ao município.

O programa estará disponível de 1º de maio a 30 de setembro de 2025. Durante esse período, pessoas físicas e jurídicas poderão negociar dívidas de IPTU, ISS, taxas, multas administrativas e demais valores inscritos em dívida ativa, estejam eles ajuizados ou não.

Como funciona o PPI 2025

A adesão ao programa deve ser feita presencialmente no Palácio das Águias, na Rua Campos Sales, 177 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Setor de Dívida Ativa. O departamento foi temporariamente transferido para o antigo Paço Municipal justamente para facilitar o acesso da população, além da proximidade com as agências bancárias, o que também contribui para a agilidade no atendimento. O contribuinte pode optar por diferentes formas de pagamento, com descontos progressivos sobre juros e multas moratórias:

Pagamento à vista até setembro: 100% de desconto em juros e multa
Parcelamento em 2 vezes até agosto: 100% de desconto
Parcelamento em 3 vezes até julho: 100% de desconto
Parcelamento em 4 vezes até junho: 90% de desconto
Parcelamento em 5 vezes, somente em maio: 80% de desconto

A primeira parcela deve ser paga no ato da adesão.

Base legal e benefícios

O PPI está em conformidade com a Resolução CNJ 547/2024 e com o Tema 1184 do Supremo Tribunal Federal, que orientam a administração pública a incentivar a transação tributária, a conciliação e a redução do volume de processos judiciais. Essas normas também determinam o protesto extrajudicial das dívidas ativas, o que reforça a vantagem da regularização voluntária.

Ao aderir ao programa, o contribuinte evita protestos, bloqueios judiciais e outras sanções legais. Além disso, regulariza sua situação fiscal, podendo participar de licitações e manter o funcionamento de suas atividades comerciais e empresariais.

Atendimento e informações

O atendimento para adesão ao PPI é exclusivamente presencial. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria dos Negócios Jurídicos – Setor de Dívida Ativa, ou pelo telefone (19) 3855-9600.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.