Prefeitura de Socorro oficia órgãos ambientais sobre suposta poluição do Rio do Peixe por lavanderias de Munhoz

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está acompanhando e tomando providências, desde o mês de junho, a respeito de suposta poluição do Rio do Peixe por lavanderias e tinturarias do município de Munhoz (MG). Moradores e empresários turísticos da região registaram, em fotos e vídeos, uma espuma sobre a água, e as imagens circularam pela internet.

Um conjunto de associações ambientalistas de Socorro comunicou o ocorrido às Prefeituras de Socorro e Munhoz; ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA de Socorro; às Promotorias de Justiça de Socorro e Munhoz; e a diversos órgãos ambientais.

O secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, juntamente da secretária de Turismo, Ana Monteiro, se reuniram com Maria Eugênia Prates Franco da Rocha, chefe de Turismo de Munhoz, responsável pelas questões ambientais no município vizinho, no sentido de colaborar com a apuração dos fatos. Além disso, foram realizadas reuniões com as comunidades e organizações ambientalistas de Socorro.

A Prefeitura de Socorro reforçou a denúncia junto aos seguintes órgãos ambientais: Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande; Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas Gerais – SUPRAM/Sul; e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande – CBH/Rio Grande. Além disso, solicitou, junto à Sabesp e CETESB, a análise da água do Rio do Peixe conforme parâmetros determinados pela Resolução nº 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA.

Espuma visível sobre o Rio do Peixe preocupa moradores

A Sabesp encaminhou cópia de análise da água no qual atesta que a mesma está própria para o consumo humano. A Prefeitura de Socorro também está contratando um laboratório para coletar e fazer análise da água com espuma, para desta forma ter mais subsídios para novas ações.

No final da tarde de sexta-feira (23/07), o prefeito Ricardo Lopes e o secretário Tiago Sartori se reuniram no Centro Administrativo com representantes da sociedade civil, associações ambientalistas e empresas turísticas para apresentar o andamento das providências que estão sendo tomadas sobre esse assunto.