Prefeitura e Copaíba iniciam restauração ecológica do Parque da Cidade com plantio de árvores nativas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou a restauração ecológica do Parque da Cidade, com o plantio de árvores nativas na tarde de segunda-feira (22/03), quando é celebrado o Dia da Água, em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba. Participaram do plantio o prefeito Ricardo Lopes, vice-prefeito Henrique Cézar, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Tiago Sartori, entre outros secretários e diretores da Prefeitura.

A restauração ecológica do Parque da Cidade faz parte de um amplo projeto de recuperação das áreas verdes da região, boa parte localizada às margens do Rio do Peixe e em córregos formadores do rio. No total, será recuperada uma área de 20,6 ha (206.833m²) por meio do plantio e condução de regeneração natural de mais de 30.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Além da importância da vegetação nativa para a conservação da qualidade e quantidade da água, o fato de as áreas serem revegetadas com espécies da flora nativa regional tem grande importância para a fauna silvestre local, tanto pela formação de corredores de fauna, permitindo a livre movimentação dos animais de forma segura, além de fornecer abrigo e alimento.

Este projeto também proporcionará avanços significativos na qualidade de vida da população, garantindo melhores condições térmicas, provendo maiores áreas sombreadas, mantendo umidade do ar e garantindo o bem-estar das pessoas.