Prefeitura entrega primeiros biodigestores do Programa Municipal de Saneamento Rural

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde da Prefeitura de Socorro fizeram a entrega, com apoio da equipe de saúde da ESF Rio do Peixe, no dia 17 de maio, dos primeiros biodigestores e caixas de gordura, parte do Programa Municipal de Saneamento Rural. A iniciativa busca promover o tratamento de esgoto doméstico na área rural, a fim de garantir a segurança hídrica e a saúde das populações rurais do município.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, explicou que o Programa de Saneamento Rural irá beneficiar mais de 300 famílias. “Iniciamos na cabeceira do Rio do Peixe, responsável por boa parte da água que tomamos em Socorro. Aqui é um local de extrema relevância para o saneamento da cidade, além de ser um local turístico e que tem importância econômica”, aponta.

A execução do projeto conta com assistência técnica do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa). Durante a entrega, os beneficiários também receberam orientações quanto à instalação e funcionamento dos biodigestores.

O morador, Elias Trainotti, agradeceu pela iniciativa de implantação do sistema de saneamento rural e comentou que “quanto mais pudermos ajudar e cuidar das nossas águas, melhor para a cidade”.

A agente de saúde, Daniela Oliani Mosca, explica que a unidade de saúde do Rio do Peixe atende a 16 bairros e que o saneamento por meio do biodigestor não é positivo apenas aos beneficiários do programa. “É uma melhoria aos moradores que estavam com rede de esgoto diretamente no rio, muitas vezes utilizando fossas negras, que contaminam o lençol freático e prejudicam a saúde das pessoas, que ficam doentes sem sequer saber a causa. O Programa é uma forma de agir interdisciplinarmente para melhorar a saúde da população”, comenta.

Tiago Sartori complementa que “o Programa saneamento rural ajudará as famílias no tratamento do esgoto, tanto das águas dos sanitários quanto das chamadas ‘águas cinza’, oriundas de pias e do chuveiro. A intenção é que toda a água fique na propriedade e deixe de correr e poluir os cursos d’água, tratando o esgoto na sua origem, trazendo saúde para as pessoas e saúde para o meio ambiente”.

O Programa foi financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), beneficiando ao todo 311 famílias das regiões do Rio do Peixe e Moraes/Lagoa, que receberão o sistema compacto de tratamento de esgoto unifamiliar, com biodigestor e caixa de gordura.