Prefeitura estabelece protocolo para intensificar segurança nas escolas de Socorro

A Prefeitura de Socorro envolveu as secretarias de Educação e de Segurança e Defesa do Cidadão, o Departamento de Comunicação e Tecnologia, e a Guarda Civil Municipal para, em parceria com o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar, estabelecer um rígido protocolo de segurança nas escolas do município.

Dentre as ações previstas nesse protocolo está o treinamento para as diretoras das Unidades Escolares municipais, realizado nessa quarta-feira (12/04), com orientações sobre o modo mais adequado de agir em situações de perigo e como gerir o volume de informações que, mesmo sem intenção, ampliam a sensação de insegurança nas escolas.

Também foram estabelecidas iniciativas para ampliar o monitoramento nas escolas, mediante instalação de câmeras de segurança para registro da movimentação externa.

O monitoramento também será intensificado a partir do aumento do efetivo de plantão das forças de segurança nas áreas urbana e rural. Assim, a presença de viaturas, guardas e policiais no entorno e dentro das unidades escolares será ampliada.

O protocolo também prevê medidas simples, porém eficazes, para ampliar a segurança nas escolas, como rever e dificultar o acesso de quaisquer pessoas que não sejam os alunos e profissionais diretamente ligados à execução das atividades educacionais em cada escola e estabelecer a verificação continuada da segurança da estrutura escolar, avaliando e, caso necessário, substituindo cadeados, fechaduras e outros itens que possam comprometer a segurança de todos.

Em caso de emergência, agora as escolas têm um canal direto e imediato de comunicação com a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Além disso, ações de inteligência estão sendo executadas para investigar e identificar os autores de possíveis ameaças e evitar a disseminação de notícias falsas, compartilhadas com a finalidade de estimular um cenário de constante preocupação.

Esse protocolo está em constante revisão e ampliação. Dessa forma, novas regras podem ser incorporadas mediante avaliação do poder público e das forças policiais.

Caso identifique alguma movimentação estranha no entorno das escolas, ligue para a Guarda Civil Municipal, pelo número 153.