Pular para o conteúdo

Prefeitura fiscaliza casos de maus-tratos aos animais

A Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Fiscalização e Postura atendeu dois casos gravíssimos de maus-tratos aos animais, no dia 15 de janeiro. Em ambos os casos os infratores foram autuados e no segundo houve a recolhido dos animais.

“A maioria dos casos de maus-tratos atendidos ocorre devido à negligência dos seus tutores. Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em local pequeno, sujo, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta, ou sem abrigo coberto são formas de maus-tratos”, afirma a fiscal Tuanne Tafner.

“A Lei Municipal 3406/2010, classifica as infrações de acordo com a gravidade. Só neste ano 2021 já foram atendidos até o momento 15 denúncias. Em 2020 foram 227 no total que envolveram diversas espécies. É um número extremamente alto para nosso município”, completa a fiscal.

Ressalta-se, que o abandono de animais em vias públicas vem aumentando consideravelmente. Com o auxílio de protetores independentes, os animais abandonados recebem suporte e atendimento veterinário, além da busca por um lar mesmo que temporário. Mesmo assim, muitos deles não conseguem um lar, tornando-se animais comunitários. Estes estabelecem com a comunidade em que vivem um laço de dependência e de afeto, embora não possuam responsável único e definido.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mantém animais vulneráveis no Canil Municipal, promove campanhas de adoção, possui um programa gratuito de castração, realiza campanhas de vacinação antirrábica e fiscaliza casos de maus-tratos animais. Contudo, é de responsabilidade dos proprietários a manutenção dos seus animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar, bem como providências pertinentes à remoção de eventuais dejetos por eles deixados nas vias públicas.

Se todos fizerem sua parte muitos animais deixarão de sofrer, maus-tratos é crime. Denuncie através do telefone: 19 3855-9632

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.