Prefeitura informa Campanha da Influenza e do Sarampo inicia 2ª etapa na próxima segunda-feira

A Secretária Municipal de Saúde informa que iniciará a 2ª etapa da campanha da Influenza e do Sarampo, na próxima segunda-feira (09).

Inicia-se mais uma etapa da campanha de vacinação contra influenza, os públicos a serem contemplados serão:

• Professores do ensino básico e superior: podem ser vacinados mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor dessas escolas, sejam públicas ou privadas.
  • Pessoas portadoras de deficiência permanente: serão considerados indivíduos com deficiência permanente aquelas que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
  • Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
  •  Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.
  •  Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

No ato da vacinação, considerar deficiência autodeclarada.

• Pessoas com comorbidades: Podem se vacinar apresentando qualquer comprovante que demonstre pertencer a um desses grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.). Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde.

Além disso, os outros grupos continuam sendo vacinados:

• Crianças de 6 meses  a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
  • Gestantes: podem ser vacinadas em qualquer idade gestacional.
  • Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).
  • Pessoas com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove a idade.
  • Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Com comprovação de vínculo com o estabelecimento de saúde.
  • A vacina contra Influenza está disponível nas seguintes Unidades de Saúde do município: Centro de Saúde, ESF Parque Ferrúcio/Aparecidinha, ESF Jardim Araújo/Teixeira, ESF Jardim Santa Cruz, ESF Oratório, ESF Salto, ESF São Bento e ESF Vila Palmira.

A campanha de vacinação contra o Sarampo continua para os seguintes públicos alvos:

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), de maneira indiscriminada
  • Trabalhadores da Saúde, de maneira seletiva, de acordo com a situação vacinal de cada profissional de saúde.