Prefeitura inicia plantios do projeto Arboriza Socorro

A Prefeitura de Socorro iniciou os primeiros plantios do projeto Arboriza Socorro. Financiado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUMDEMA), o projeto tem por objetivo a ampliação da cobertura arbórea no município e prevê o plantio de 300 mudas nas ruas e passeios da cidade. Também será elaborada uma Cartilha de Arborização Urbana e um Guia de Poda, além da capacitação em técnicas de poda urbana para jardineiros e demais interessados.

Os plantios ampliarão a cobertura arbórea na cidade, principalmente em áreas carentes de vegetação, substituindo gradativamente a arborização mais antiga nas vias municipais por mudas de espécies adequadas ao ambiente urbano, além de promover o Espaço-Árvore, um espaço reservado para a arborização. Os primeiros plantios começaram na Rua José Ângelo Calafiori. As próximas rua contempladas serão a Capitão José Batista Pereira Araújo e a Antônio Calafiori.

O aumento da cobertura arbórea e substituição gradual da arborização antiga, o uso de espécies adequadas à infraestrutura urbana, a sensibilização e conscientização sobre a importância das árvores, bem como a difusão das boas práticas de manejo da arborização urbana são metas do Plano Municipal de Arborização Urbana. Clique aqui para ter acesso ao documento.

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Socorro, Juliana Santin, comenta que as árvores são elementos essenciais para a manutenção da qualidade de vida nos ambientes urbanos. “Além de embelezar a paisagem e valorizar os imóveis, controlam as temperaturas e a umidade do ar, criando um ambiente mais agradável para todos nós”, explica.

Os munícipes que se interessarem em participar do projeto deve entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (19) 3855-9617.