Prefeitura lança projeto Fontes Vivas, em celebração do Dia da Água

Em comemoração ao dia mundial da água, celebrado no dia 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançou o Projeto Fontes Vivas que tem como objetivo recuperar e conservar as fontes de água de uso público do município de Socorro.

Dentre as ações previstas estão a identificação e o diagnóstico individual das fontes de água de uso público no município, sua recuperação, a conservação das nascentes que lhes dão origem e o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental junto à população buscando promover seu pertencimento quanto à conservação das mesmas.
“Neste primeiro momento identificamos 14 fontes que são comumente usadas pela população e que estão localizadas na área urbana do município. A maioria dessas fontes estão com suas nascentes necessitando de medidas de conservação, precisando serem reflorestadas e cuidadas” – cita o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Tiago Sartori.

“As ações do projeto tiveram início com a revitalização da nascente que abastece o Parque da Cidade, localizada no Residencial Palma Real. Toda a área ao seu redor está sendo reflorestada com árvores nativas, que promoverão melhorias na qualidade e quantidade de água da nascente que abastece essa fonte e mata a sede de muitos”, completa o secretário.

“Socorro possui muitas nascentes em sua área urbana que são historicamente reconhecidas pela sua qualidade, abastecendo a população socorrense e turistas há décadas, como, por exemplo, a fonte da Praça 09 de Julho” – cita o prefeito Ricardo Lopes. “Queremos resgatar essa característica do nosso município, de termos água de boa qualidade e com isso promover a saúde e a qualidade de vida a todos” – conclui.