Prefeitura multa tutor por maus-tratos a animal

Imagem ilustrativa

O Departamento de Fiscalização e Postura da Prefeitura de Socorro multou, por maus-tratos, o tutor que transportava seu animal no capô de um veículo. O caso ainda foi encaminhado à Guarda Municipal, que também autuou o carro.

“A maioria dos casos de maus-tratos atendidos ocorre devido à negligência dos seus tutores. Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em local pequeno, sujo, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta, ou sem abrigo coberto são formas de maus-tratos”, afirma o fiscal Vilson Marcelino de Souza.

Somente em 2023, a fiscalização já atendeu a mais de 120 denúncias de maus tratos a animais. Em todos os casos, o fiscal vai ao local, orienta o tutor em relação às condições ideais de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar dos animais, bem como providências pertinentes à remoção de eventuais dejetos por eles deixados nas vias públicas.

A diretora de Fiscalização e Postura, Fabiana Duarte destacou que “é muito importante que a população denuncie caso identifique qualquer ato de maus-tratos a animais”. Em casos graves, os tutores são autuados. A multa pode chegar a R$ 5.254,50. Nos casos gravíssimos, é feita a remoção dos animais do local.

Denúncias podem ser feitas pelo do WhatsApp da Fiscalização: (19) 99613-7057.