Prefeitura realiza assinatura de renovação de convênio com a Cooperativa CORENOVA

A Prefeitura de Socorro e a Cooperativa de Trabalho de Reciclagem Nova Esperança-CORENOVA renovaram, na última sexta-feira (02), o Termo de Colaboração, confirmando uma parceria que vem trazendo grandes resultados ao longo do tempo.

O acordo, válido por 12 meses, prevê à cooperativa o apoio na realização da coleta seletiva realizado no município, além da triagem, beneficiamento e comercialização dos resíduos recicláveis, bem como a manutenção dos Ecopontos existentes. Por sua vez, a Prefeitura Municipal fornecerá o veículo para a realização da coleta bem como repassará, mensalmente, valor para o custeio de despesas gerais.

O reaproveitamento e a reciclagem de resíduos domiciliares vão ao encontro das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na medida em que promove benefícios ambientais, prolonga a vida útil do Aterro Sanitário Municipal, gerando economia ao erário público e promovendo a geração de renda e a inclusão social dos cooperados.

“A CORENOVA vem, há 4 anos trabalhando na separação dos materiais recicláveis do município, fazendo com que 11% do total de resíduos produzidos na cidade sejam reciclados. Em comparação, o Índice de Reciclagem no Brasil que é de apenas 4%” – comentou a presidente da cooperativa CORENOVA, Camila Casagrande.

“Se cada um de nós pudesse separar seu lixo de forma adequada e descarta-lo nas datas certas para a coleta, teríamos um aumento significativo da vida útil do Aterro Sanitário e maior geração de renda a quem mais precisa. Essa é uma ação onde ambos ganham, a sociedade pela diminuição do custeio do Aterro e melhorias na sua qualidade de vida e os cooperados que, uma vez que o aumento do volume de materiais coletados e a diminuição das perdas devidas ao descarte inadequado, permitiriam maior lucratividade” – informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

O Prefeito Ricardo Lopes parabenizou aos presentes ressaltando o sucesso dessa parceria: “A destinação correta do lixo que produzimos é algo que muitos municípios têm perseguido, mas poucos têm conseguido. Me alegra ver que nossa cidade tem dado passos importantes rumo à sustentabilidade, sem deixar de observar a questão social e econômica. É isso o que importa, mudar a vida das pessoas pra melhor” – finaliza o prefeito, Ricardo Lopes.

Estiveram presentes na lavratura do Termo a presidente da cooperativa Camila Casagrande e todos os demais cooperados, bem como o Prefeito Ricardo Lopes, o Secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori e a Diretora de Meio Ambiente, Giulia Defendi.

Consulte o dia da coleta seletiva em seu bairro: https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/lixo