Prefeitura realiza recuperação e proteção das nascentes do residencial Palma Real

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba, realizou mais uma ação de plantio de mudas nativas desta vez no Residencial Palma Real. As mudas são típicas da Mata Atlântica e foram plantadas na manhã de segunda-feira (21).

A área recuperada dentro do residencial se trata de duas nascentes existentes no coração do residencial, as quais formam um pequeno córrego afluente do Rio do Peixe e a ligação até o bebedouro do Parque da Cidade, fornecendo água potável.

Para proteger a água das nascentes, toda a área foi cercada e foram plantadas mais de 4000 mudas de árvores nativas.

“Além do ganho ambiental futuro que se tem com o plantio dessas árvores, é importante a preservação de zonas de mata e de nascentes”- aponta a diretora municipal de Meio Ambiente, Giulia Defendi.

“As árvores plantadas nesta área verde e de preservação permanente trarão mais vida para esta importante área pública, tornando-a ainda mais bonita e agradável para os moradores” – completa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Os benefícios presente nas áreas verdes urbanas são diversos, desde a valorização visual, ornamental, reduz efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e servir de abrigo a diversos animais silvestres, em especial os pássaros.

A área verde do Palma Real é integrante do projeto de restauração ecológica que soma a recuperação de uma área de 20,6 hectares.