Prefeitura realiza segunda capacitação em Sistemas Agroflorestais Produtivos

As equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro realizaram a segunda capacitação em Sistemas Agroflorestais Produtivos (SAFs) para produtores rurais, com a colaboração de consultores técnicos e apoio do Hotel Fazenda Colina dos Sonhos.

Os dois dias de curso reuniram mais de 30 pessoas, entre participantes do projeto, produtores rurais e interessados em sistemas agroflorestais. Nessa etapa, o treinamento abordou a fertilidade e o preparo de solo. Os participantes puderam conhecer um SAF já implantado na Fazenda São João, além de atuar na implantação de uma área nova, no Colina dos Sonhos, ambos no bairro Serrote.

Os participantes Valter e José Claudemir destacaram que a capacitação foi uma oportunidade para a obtenção de novos conhecimentos sobre os SAF.

Em 2024 e nos anos seguintes, o Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro realizará outros dias de campo e capacitações. A meta é implantar, até 2026, no mínimo 100 hectares de sistemas agroflorestais com foco em café e abacate, com fornecimento de mudas, capacitação e acompanhamento técnico aos agricultores.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.  O projeto conta ainda com apoio do Programa Raízes do Mogi Guaçu e da CATI.

Interessados em conhecer mais sobre o cultivo de café e abacate em Sistemas Agroflorestais devem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Rural – no Espaço do Produtor (Praça Rachid José Maluf, nº 180) ou pelo telefone (19) 3895-6430.