Prefeitura reforça prevenção à dengue em Socorro

A Prefeitura de Socorro, atenta ao aumento dos casos de dengue no país, intensificou as ações de combate à doença. As equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Agentes de Saúde atuam junto a outros setores da Prefeitura para prevenir e combater a proliferação do Aedes aegypti no município.

Os esforços preventivos foram redobrados. Estão sendo realizadas ações de controle, como bloqueio nas residências onde há notificações, atendimento a denúncias, busca ativa de focos de larvas do mosquito e mutirões de limpeza em bairros da zona urbana e rural. Profissionais da Prefeitura atuam em empresas, escolas, domicílios e imóveis em geral.

A Secretaria de Saúde alerta que a emissão dos resultados dos testes é feita pelo Instituto Adolfo Lutz. Porém, o tratamento é iniciado imediatamente após a suspeita da doença.

A colaboração da população é crucial nesse processo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros estão dentro das casas, como em vasos de plantas, caixas d’água, calhas, pneus ou garrafas e outras estruturas. Receber bem os agentes de saúde e permitir a verificação de possíveis criadouros são atitudes que contribuem significativamente para o controle do mosquito Aedes aegypti.

Campanha nas escolas

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a prevenção da dengue, a Prefeitura de Socorro está realizando campanhas educativas nas escolas. Profissionais da Vigilância Epidemiológica estão orientando crianças e adolescentes sobre os riscos da doença e a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor. Mais de 1.800 alunos assistiram às palestras e ações de conscientização.

Dedetização e pulverização na cidade

A dedetização e pulverização são ações fundamentais para garantir um ambiente urbano mais limpo e seguro. Assim, a Prefeitura de Socorro realizou, nas últimas semanas, esses serviços nas ruas centrais e em diversos bairros da cidade.

A ação visa combater e prevenir a proliferação de pragas urbanas, especialmente nas redes de esgoto e galerias pluviais. O objetivo é eliminar baratas, escorpiões, ratos, moscas e o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A dedetização tem como propósito promover a saúde e o bem-estar da população, reduzindo os riscos de contaminação por doenças. É uma ação preventiva essencial para evitar a infestação de insetos e roedores, que podem representar sérios problemas de saúde pública.