Pular para o conteúdo

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO: inscrições abertas para oficinas culturais gratuitas e online

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO: inscrições abertas para oficinas culturais gratuitas e online

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais do mês de outubro. Para participar das atividades, gratuitas e online, oferecidas pela plataforma Zoom, os interessados devem se inscrever pelos formulários eletrônicos que ficam disponíveis até o preenchimento das vagas.

A ação integra o Oficinas Culturais, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. O programa tem parceria com a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Cultura, e realiza ações de formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas.

Uma das ações é o programa de Formação no Interior, que promove mensalmente oficinas e workshops para público a partir de 16 anos. São abordadas linguagens como artes visuais, audiovisual, circo, comunicação e novas mídias, cultura tradicional, hip-hop, dança, fotografia, gestão cultural e economia criativa, história em quadrinhos, literatura, música, patrimônio, performance e teatro.

Os links de todas as atividades do programa com inscrições abertas estão reunidos em: linktr.ee/oficinasnointerior.

Confira as oficinas disponíveis:

OFICINA: ROTEIRO PARA SÉRIES

Coordenação: Marcelo Marchi
Datas e horário: 10, 17 e 19/10 – 18h30 às 20h30
30 vagas
Público-alvo: A partir de 16 anos, aberto a todos que desejem atuar profissionalmente na área de roteiro para séries ou que apenas tenham interesse pela linguagem narrativa da ficção audiovisual serializada.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/zC1ZEvbDZgCkYNiU8

A atividade é focada na criação de séries para TV e plataformas de streaming, contemplando as noções essenciais da escrita de ficção, as características próprias do formato serializado e questões fundamentais tanto do projeto de uma série quanto do mercado em que elas estão inseridas.


OFICINA DE PRODUÇÃO CULTURAL: DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS À PRODUÇÃO – ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL

Coordenação: Eva Laurenti e Sandra Tucci
Datas e horário: 3, 10, 17 e 24/10 – 10h às 12h
30 vagas
Público-alvo: produtores, artistas e demais interessados.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/qR7Lo6M5cL65c2HC8

A oficina visa fornecer conhecimentos sobre o que é um projeto cultural e como se dá sua elaboração, ilustrando desde o seu planejamento até a produção, com ênfase em Artes Visuais e Audiovisual. O objetivo central é passar as ferramentas necessárias para desenvolver um projeto bem estruturado, partindo de um planejamento adequado, visando o sucesso da sua realização.


OFICINA: EUTONIA – ATRAVESSAMENTOS DA PELE, A DANÇA E O AUTOCUIDADO

Coordenação: Claudia Palma
Datas e horário: 18, 19 e 20/10 – 10h às 12h
20 vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/3PeV4VWQyaD4psQq8

A oficina convida os participantes a entrarem em contato com o corpo de uma forma sutil e profunda, respeitosa que revigora, organiza, equilibra, cuida e instiga movimentos através de um estado de presença corporal. Colabora não só no dia a dia do artista como uma forma de cuidado de si, como também na criação e pesquisa de linguagem corporal.


OFICINA: O INCONSCIENTE CRIATIVO – UMA LEITURA SIMBÓLICA DE PROCESSOS ARTÍSTICOS

Coordenação: Patrícia Teixeira
Datas e horário: 20, 23, 25 e 27/10 – 14h às 16h
25 vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/ueoBQ7pF1h9teVz48

A oficina tem o intuito de ampliar o processo de criação do ator e do performer por meio do estudo sobre o inconsciente e a relação deste com o coletivo teatral em torno do estudo da personagem por meio da teoria de Carl Gustav Jung – fundador da psicologia analítica.

O curso busca oferecer subsídios para refletirmos a partir dos símbolos teatrais, o que o inconsciente de forma criativa nos coloca em contato na atuação. A ideia é discutirmos e ampliarmos a leitura simbólica do inconsciente no processo de apropriação do papel/tema do processo artístico.


OFICINA LIVRE DE PINTURA A GUACHE

Coordenação: Felipe Fejão
Datas e horário: 23, 25, 27 e 30/10 – 10h às 12h
30 vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/W47cpiedNc1bpaRn6

O artista visual Felipe Fejão propõe para a oficina de pintura a guache, o aprendizado dos fundamentos da pintura a guache de forma prática e eficiente abordando conteúdos como desenho, composição de luz e sombra e teoria das cores.


VILLA-LOBOS PARA TODOS – OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO

Coordenação: Danielle Milani Mattos
Datas e horário: 16 e 18/10 – 14h às 16h
50 vagas
Público-alvo: educadores e demais interessados, acima de 16 anos.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/HHvqhZXTZ9u99LoGA

A oficina de musicalização para educadores tem o intuito de trabalhar com o grupo os parâmetros musicais, de maneira criativa, dinâmica e criativa, relacionando-os com o cotidiano do grupo e com amparo do repertório do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos (cancioneiro infantil brasileiro, pesquisado e arranjado pelo compositor).


PRATICANDO A PRODUÇÃO CULTURAL – DESENVOLVENDO UMA IDEIA

Coordenação: Renato Modesto
Datas e horário:
Turma A – 2, 4 e 6/10 – 14h às 16h
Turma B – 24, 26 e 31/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Pessoas com alguma experiência em projetos culturais ou que desejem conhecer mais e se aprofundar na área.
Link para formulário de inscrição Turma A: https://forms.gle/hfaAmHy4QgVaEzDNA
Link para formulário de inscrição Turma B: https://forms.gle/jjjp4NTWwdEX1ebA6

A oficina traz conceitos e análises de casos do dia-a-dia da Produção Cultural. Nos encontros, será proposta a busca de soluções práticas para os problemas enfrentados. Tem como objetivo apresentar um panorama histórico e referencial de modelos de produção, teóricos e práticos, passando por todas as etapas da administração e desenvolvimento dos projetos, considerando pré-produção, produção e pós-produção.


FOTOGRAFIA COM SMARTPHONE

Coordenação: Thaty Naila
Datas e horário:
Turma A: 3, 5 e 10/10 – 14h às 16h
Turma B: 24, 26 e 31/10 – 10h às 12h
20 vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
Link para formulário de inscrição Turma A: https://forms.gle/5p1DjZUwgxgnS2YcA
Link para formulário de inscrição Turma B: https://forms.gle/qF4LE5kxp4wG7G1f9

A atividade consiste em ensinar a fotografar usando os recursos do aparelho de celular de cada aluno, desde os modos manuais até os modos automáticos dos recursos da câmera. Os alunos também aprenderão regras de composição fotográfica, como as regras dos terços, ponto de fuga, cores e iluminação.


OFICINA: AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Coordenação: Álvaro Santos
Datas e horário: 9, 11 e 16/10 – 18h30 às 20h30
20 vagas
Público-alvo: Público aberto, maior de 16 anos, preferencialmente para educadores populares ou da rede pública de ensino, estudantes de pedagogia/licenciatura e artistas que realizam oficinas.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/wRu1VwX7MBLtnfGL8

A oficina propõe a reflexão sobre a utilização da linguagem cultural audiovisual em processos educativos e apropriação de recursos multimídias por educadores para a construção da aprendizagem. Assim, a formação cultural tem quatro encontros e faz o convite a refletir como a linguagem audiovisual pode mediar ensino e aprendizagem na construção de conhecimento entre estudantes e educadores.


PALESTRA: ALGUMA POESIA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 2/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/LaC23WgLUGG5vp399

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Modernismo e período histórico; Estilo heróico: versificação, poema-piada, cotidiano, ironia.


PALESTRA: SEMINÁRIO DOS RATOS, LYGIA FAGUNDES TELLES – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 4/10 -18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/QkVuhpo1fpLqXGbS8

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: conto; descrição psicológica; distopia; tom apocalíptico; alegorias.


PALESTRA: CANÇÕES ESCOLHIDAS, CARTOLA – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 9/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/CbJi5uwq7uVvfsHr5

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa  determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Canção popular, samba; Aspectos formais: ritmo, metáforas, antíteses; Aspectos temáticos: amor, tristeza, angústia, envelhecimento.


PALESTRA: ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, CECÍLIA MEIRELES – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 11/10 -18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/bGgEN5uhy4BdFYB87

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Segunda geração modernista; Neossimbolismo; Romanceiro; Contexto histórico: Inconfidência Mineira; Espaço; Personagens; Arcadismo brasileiro.


PALESTRA: NIKETCHE, UMA HISTÓRIA DA POLIGAMIA, PAULINA CHIZIANE – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 16/10 -18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/vwu6fkgvuXWoYpU87

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Pós-Modernismo, romance moçambicano contemporâneo; Linguagem: oralidade e lirismo; Tempo; Espaço; Mulher na literatura e na sociedade; Poligamia, amor, infidelidade.


PALESTRA: ANGÚSTIA, GRACILIANO RAMOS – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 18/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/5hj8epSJn2FuMZHr5

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Prosa da segunda geração modernista; Aspectos formais: objetividade, secura, concisão; Fluxo de consciência, flashbacks; Metalinguagem; Monólogo interior.


PALESTRA: OLHOS D’ÁGUA, CONCEIÇÃO EVARISTO – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 23/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/wSoqBQHvaWR7YdHv7

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Pós-Modernismo e prosa brasileira contemporânea; Linguagem: oralidade e neologismo; Tempo e espaço das narrativas; Lirismo; Discriminação racial, de gênero e de classe; “Escrevivência”.


PALESTRA: NÓS MATAMOS O CÃO TINHOSO! LUÍS BERNARDO HONWANA – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 25/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/YsEdMCTkvPT91rSs9

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Pós-Modernismo e prosa contemporânea moçambicana; Contexto histórico; Aspectos formais; Opressão e autoritarismo colonial; Violência; Racismo.


PALESTRA: CAMPO GERAL, GUIMARÃES ROSA – Obras da Fuvest e Unicamp

Coordenação: Fabiana Vascon
Datas e horário: 30/10 – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/JoRKZ9KEx1GPReob7

Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Terceira geração modernista; Regionalismo universal; Linguagem rosiana; Narrador; Infância e amadurecimento.


ENCONTROS LÍRICOS: ÓPERA OS PESCADORES DE PÉROLAS, DE BIZET

Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horário: 18 e 19/10 – 18h30 às 20h30
35 vagas
Público-alvo: Interessados em ópera.
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/H4SxkzuMZ3Mio6vB6

Com LES PÊCHEURS DE PERLES tem início a carreira profissional de Georges Bizet como operista. Nesta partitura envolta em perfumadas melodias orientais, já se vislumbra a inspiração e a segurança composicional do futuro criador de Carmen. Bizet tinha apenas 25 anos quando compôs LES PÊCHEURS DE PERLES, e conseguiu conceber uma obra-prima dentro do universo do exotismo tão caro ao público parisiense de 1863, apesar de um libreto raquítico que lhe foi imposto. É uma ópera fascinante.

Nos “Encontros Líricos”, o professor e pesquisador Sergio Casoy discorre sobre as origens e detalhes que envolvem a criação de determinadas óperas, ilustradas por imagens e vídeos de trechos significativos retirados de várias produções, para que os participantes possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar as várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer.

Compartilhe:
Top