Projeto das Maletas: fortalecendo vínculos familiares e incentivando o prazer pela leitura

Estimular o gosto pela leitura desde a infância traz inúmeros benefícios. A criança que tem contato direto com livros e é incentivada desde cedo desenvolve um vocabulário mais rico, além de fortalecer os laços afetivos durante o compartilhamento desses momentos de leitura. Além disso, a leitura auxilia no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, permitindo que as crianças compreendam e lidem com seus sentimentos de forma mais assertiva.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Socorro se dedica a oferecer um ambiente propício à criatividade, ao conhecimento e ao prazer pela leitura desde os primeiros anos de vida. Nesse sentido, a Creche Municipal Betânia iniciou o Projeto das Maletas. A iniciativa tem como foco principal estimular o interesse pelos livros, ao mesmo tempo em que fortalece a relação entre pais, responsáveis e seus filhos.

As maletas, chamadas de Maleta de Leitura e Maleta de Valores, são duas maletas especiais, cada uma contendo um livro de literatura e outro abordando valores importantes a serem cultivados ao longo da vida. Além disso, um caderno de registros acompanha as maletas. A cada semana, duas crianças de cada sala têm a oportunidade de levar uma das maletas para casa, e a família escolhe o melhor momento para realizar a leitura junto com a criança.

Após a leitura, a família escreve sobre a experiência no caderno de registros, e incentiva que a criança faça um desenho relacionado ao que aprendeu. Ao retornar à creche, as vivências são compartilhadas em um momento de socialização, estimulando a oralidade e o desenvolvimento da expressão verbal nas crianças.

O Projeto foi apresentado durante a reunião de pais pela coordenadora pedagógica Maraluci Borin Ramalho. A diretora da Creche Municipal Betânia, Regina Célia M. Carneiro, ressalta que o interesse e o hábito pela leitura são construídos desde cedo, tanto em casa quanto na escola, e que esse processo é contínuo ao longo da vida.