Projeto “Educação Ambiental – Vira Adubo” transforma resíduos em adubo e conscientiza alunos

Projeto “Educação Ambiental - Vira Adubo" transforma resíduos em adubo e conscientiza alunos

A Prefeitura de Socorro iniciou o projeto “Educação Ambiental – Vira Adubo”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da gestão correta de resíduos sólidos domiciliares e seus destinos, além de promover a reciclagem e a compostagem.

Durante as atividades, as crianças aprendem sobre a quantidade de resíduos gerados diariamente, seu destino e alternativas para seu reaproveitamento: mais de 80% do volume de resíduos gerados pode ser reciclado ou transformado em adubo orgânico e utilizado na fertilização do solo.

Nas dinâmicas, as crianças aprendem a construir uma mini-composteira, a fim de compreender sobre o ciclo infinito da matéria orgânica, por meio dos processos de decomposição e transformação dos restos de alimentos em adubo orgânico.

A agente ambiental Amanda Dutra destaca que um simples hábito cotidiano causa um enorme resultado no futuro. “Reciclar e compostar são atitudes simples para a preservação da natureza, economia de recursos financeiros e promoção de saúde pública”, afirma.

Em escala maior, o mesmo processo é executado pela Prefeitura Municipal. O projeto piloto de compostagem urbana “Vira Adubo” transforma restos de alimentos de geradores voluntários em adubo, que é distribuído aos munícipes e utilizado nos jardins e parques públicos da cidade. No último ano, cerca de 90 toneladas de restos de alimentos e de podas e jardinagem pública e privada foram transformadas em adubo orgânico, deixando ser destinados a aterros, estendendo sua vida útil e gerando economia aos cofres públicos.

A iniciativa é uma forma de, por meio da educação ambiental, conscientizar a população sobre a importância da gestão adequada dos resíduos e promover a sustentabilidade.