Projeto Permita-se promove valorização da velhice por meio de oficinas de fotografia

Participar efetivamente da sociedade é um objetivo muito simples para os mais jovens. Aos idosos, essa busca é um desafio. Entretanto, com a tranquilidade oriunda da experiência, a terceira, ou “melhor” idade, cresce em participação e em obtenção de direitos.

Em âmbito global, há evolução, seja nos direitos ou na expectativa de vida. Por outro lado, a sociedade ainda valoriza e cultua o novo, o jovem, o magro e “sarado”. Há rejeição ao “velho”, dificultando a aceitação do processo de envelhecimento.

O começo da transformação da qualidade de vida dos idosos parte do reconhecimento de que envelhecer bem não significa viver sem limitações. Há potencialidades e competências que podem emergir com o envelhecimento.

O bem-estar dos idosos começa com a própria aceitação. Para tornar real essa premissa, a fotógrafa Katia Mazolini, em parceria com a Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Socorro, realizou o Projeto Permita-se. A iniciativa consiste em uma série de oficinas de fotografia, realizadas em equipamentos do município, como o Cras, o Creas, o Fundo Social de Solidariedade e o Centro Dia do Idoso.

A secretária de Cidadania, Patrícia Toledo, explica que “devemos nos preocupar com a saúde física, mental, social e cultural do idoso. A visão equivocada da velhice ataca a autoestima e gera efeitos preocupantes sobre a saúde dos idosos”.

Responsável pelo projeto, Katia explica que a fotografia é uma ferramenta poderosa. “Ela gera diálogos. Discute temas importantes e potencializa o olhar dos idosos sobre o seu processo de envelhecimento. Emoções, confiança, criatividade e fortalecimento da identidade são estimulados. Valorizam-se os idosos que, pelas fotos, são reconhecidos e admirados também pelos mais jovens. É preciso observar e valorizar a beleza do envelhecimento”, explica.

O projeto Permita-se também promove a partilha de experiências e memórias, permitindo a reflexão e o diálogo entre os participantes. Permite a compreensão do processo do envelhecimento e, por fim, auxilia os participantes a aceitarem essa etapa, seus significados, e as marcas deixadas pelo tempo.

Veja a galeria de fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.606110634967938