Projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos tem suas primeiras áreas implantadas

As primeiras áreas do projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos foram implantadas nessa última semana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu o plantio das mudas destinadas a Sistemas Agroflorestais – SAFs em duas propriedades dos produtores rurais David Tassara, no bairro do Serrote, e Ivone e Pádua Bonfá, no bairro dos Pereiras.

Ao todo, foram disponibilizados cerca de 100 kg de sementes de adubação verde e 2 mil mudas, dentre espécies nativas e espécies frutíferas, como abacate e banana. De acordo com a agrônoma do Departamento de Desenvolvimento Rural, Tamy Fregonesi, “os produtores também receberão mudas de café, que deverão ser plantadas no fim deste ano, além de receberem assistência técnica para orientar as ações de plantio das mudas e o manejo dos SAFs implantados.

“Aceitamos participar do projeto porque acreditamos que o sistema agroflorestal, além de ser sustentável e alinhado aos nossos princípios, integra tecnologia, meio ambiente e rentabilidade”, citou Tassara. “Nosso sítio possui certificação orgânica pela ANC desde 2015 e tínhamos como meta alterar algumas monoculturas e consorciá-las com outras. Esse projeto de fomento aos SAFs veio ao encontro dessa meta”, ressalta o Sr. Pádua Bonfá.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. A meta é implantar no mínimo 100 hectares de sistemas agroflorestais (SAF) em Socorro até 2026. O projeto conta ainda com apoio da CATI e da Associação Ambientalista Copaíba.

A iniciativa contempla ainda a capacitação dos produtores rurais locais e a assistência técnica, tanto pelo Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, quanto por uma equipe de consultores técnicos especializados, que avaliam as áreas dos interessados e definem os modelos ideais de SAFs passíveis de implantação, de forma individualizada, além da disponibilização das mudas, sem custo aos proprietários dessas áreas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, explica que os sistemas agroflorestais são formas de cultivo consorciado entre culturas de importância agronômica com plantas nativas que integram a floresta. “É a forma de cultivo que permite conciliar uma alta diversidade de espécies e de interações entre elas, promovendo a preservação dos recursos naturais e atendendo às perspectivas do desenvolvimento rural sustentável”, conclui.

Os proprietários rurais interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural pelo telefone (19) 3895-6430, ou presencialmente, no Espaço do Produtor Rural (Praça José Rachid Maluf, nº 180, Centro).