Projeto Vira-Adubo Comunitário realizado no bairro Jardim Gollo completa três meses de atividade

O Projeto Vira-Adubo Comunitário, realizado no bairro Jardim Gollo, completa três meses de atividade. Iniciado em abril, o projeto contempla a coleta dos resíduos orgânicos das casas do bairro, ao invés de destiná-los ao Aterro Sanitário, promove a sua compostagem, permitindo o seu reaproveitamento no cultivo de hortaliças.

Visando a sustentabilidade ambiental, são realizadas oficinas práticas e integrativas e é mantida a Horta Urbana Agroecológica, que usa o composto orgânico produzido localmente e beneficia o próprio bairro com alimentos de qualidade. Nesses três meses de existência, cerca de 4.000 mil litros de matérias orgânicas foram coletadas e estão em processo de compostagem.

“Tal destinação prolonga a vida útil do Aterro Sanitário Municipal, diminuindo consideravelmente os custos com sua manutenção, gerando economia aos cofres públicos”. – Informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

No dia 22 de julho, foi realizada uma oficina de compostagem junto aos moradores do bairro, totalizando vinte e duas pessoas, sendo nove delas crianças.

“É uma satisfação os moradores participarem efetivamente nesse projeto. Isso demonstra o quanto podemos transformar nossa realidade local se nos mobilizarmos como um grupo com um mesmo propósito”. – Ressalta a agente ambiental contratada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio financeiro do Fundo Municipal de Meio Ambiente, Amanda Dutra.

Durante a realização da oficina, as crianças puderam vivenciar a prática da primeira etapa do processo de compostagem, acondicionando os restos de alimento nas composteiras, adicionando a cobertura de matéria seca e promovendo a perfuração das pilhas para sua aeração.

Ao final da oficina, foi realizada uma roda de conversa, onde foram apresentadas as principais etapas da compostagem e os conceitos básicos da agroecologia e sua importância para o desenvolvimento de uma comunidade mais sustentável.