Pular para o conteúdo

Pronto Atendimento Municipal recebe urgências de baixa complexidade das 8h às 22h

Para ampliar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro transformou o Posto de Saúde Central no Pronto Atendimento Municipal, com horário de atendimento das 8h às 22h, para receber urgências de baixa complexidade. Para ser atendido, o paciente deve levar o Cartão Cidadão.

Serão atendidas urgências leves, aquelas classificados com fichas verdes e azuis no pronto-socorro, de atendimento mais demorado devido à prioridade dada aos casos mais graves. A medida visa evitar a sobrecarga do hospital e garantir atendimento rápido e de qualidade para a população.

A secretária de Saúde, Elisângela Lopes, explica que, “das 8h às 22h, a população que precisar terá à disposição um clínico geral, enfermeiros e técnicos capacitados para triagem, condutas de exames de raio-x e medicação emergencial. Caso necessário, o encaminhamento para um especialista pode ser feito diretamente pelo Pronto Atendimento”.

O prefeito Ricardo Lopes reforça que a descentralização é o caminho para a evolução na saúde. “Somos referência em atenção básica no Estado. Descentralizamos serviços para melhor atender a população. Criamos farmácias, ampliamos postos de saúde e inauguramos o Centro de Fisioterapia. Surgiu o Instituto da Criança para atender pediatria e o Instituto da Mulher para a ginecologia e obstetrícia. Implementamos uma Central de Agendamentos, facilitando a logística. Apesar dos desafios pós-pandemia, reforçamos o atendimento público do SUS. O Pronto Atendimento Municipal faz parte dessa transformação, com atendimento eficiente, triagem e humanização, reforçando a importância que a gestão dá à atenção básica”, conclui.

Inaugurada em setembro, a ESF Central “Conceição Manias” é responsável pela atenção primária da região central. Funciona no espaço do antigo laboratório municipal, à Rua Rufino Rodrigues da Silva, nº 245. Nela, serão realizadas consultas médicas, cuidados preventivos e de promoção da saúde.

Compartilhe:
Top