A Secretaria Municipal de Educação, na formação “Cantar, Brincar e Letrar”, comemorou o Dia Mundial da Alfabetização, celebrada em 08 de setembro. A data foi criada pela ONU/UNESCO em 1967 para destacar a importância da alfabetização para o desenvolvimento econômico e social mundial.
A alfabetização é considerada uma necessidade em relação à aprendizagem. Nesse ano, a data lembrou a contribuição de Emilia Ferreiro, falecida no último dia 26 de agosto. A educadora, psicóloga e escritora argentina trouxe grandes contribuições na área da educação e, notadamente quanto à alfabetização. A data também valoriza o trabalho de autoras como Ana Teberosky, Magda Soares e Telma Weisz.
Os professores participantes da formação produziram, a partir da escolha de um gênero textual, textos sobre alfabetização. Diante dos trabalhos apresentados, foi escolhido um para representar a data.
O texto selecionado é da professora Cleonice Ap. da Rocha Lima, da EM Profº Eduardo Rodrigues de Carvalho:
RECEITA PARA ALFABETIZAÇÃO
INGREDIENTES:
- 1 xícara bem cheia de carinho;
- 1 xícara de criatividade;
- 1 xícara de perseverança;
- 1 colher de entusiasmo;
- 1 pitada de incentivo;
- 1 colher e ½ de compromisso;
- 1 colher de apoio;
- 1 xícara de planejamento;
- 1 xícara de reflexão;
- Amor à gosto.
MODO DE FAZER:
Pegue o planejamento, acrescente nele a criatividade, o compromisso, o incentivo e o apoio. Vá despejando o entusiasmo, o amor e o carinho aos poucos. Depois junte a reflexão e o apoio. Não pode faltar a perseverança. Bata bem até formar uma mistura homogênea. Ponha assar em banho maria para ficar mais consistente. Passe essa receita para todas as outras pessoas que amem crianças e desejam torná-las seres apaixonados pela leitura e escrita.