Pular para o conteúdo

Referência no estado, programa de saneamento rural de Socorro é visitado por alunos da UNICAMP

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro recebeu dezoito alunos de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Civil da UNICAMP. Os estudantes conheceram o programa de saneamento rural de Socorro durante visita técnica ao Parque da Cidade e à Associação Ambientalista Copaíba.

No Parque da Cidade, o grupo conheceu o Tanque de Evapotranspiração, que trata o esgoto sanitário do local. Na Copaíba, foram visitados o biodigestor, vermifiltro e círculos de bananeira instalados na sede da associação.

A especialista em saneamento rural da CATI, Isabel Figueiredo, guiou a visita e destacou que “é muito importante que estudantes da UNICAMP e jovens profissionais da área de saneamento visitem um projeto como o de Socorro, pois ele é pioneiro ao fazer a junção dos três eixos do Saneamento Rural: tecnologia, educação e gestão”.

O professor responsável, Adriano Luiz Tonetti, que leciona a disciplina Saneamento de Pequenas Comunidades, comentou que “os alunos conheceram uma experiência que está se tornando um exemplo no Estado de São Paulo. A atividade mostra que o saneamento rural tem muito a evoluir no Brasil, mas tem, em Socorro, um município que aceitou enfrentar esse desafio”.

Compartilhe:
Top