Pular para o conteúdo

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro trabalha por solução definitiva contra poluição no Rio do Peixe

A Prefeitura de Socorro atua em diversas frentes para discutir e buscar soluções definitivas para as ocorrências de poluição no Rio do Peixe. No dia 11 de outubro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reuniu com gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais. Estiveram presentes a Superintendência de Fiscalização Ambiental – SEFIS; o Núcleo de Denúncias e Requisições do Sul de Minas e a Diretoria Regional de Fiscalização Ambiental do Sul de Minas.

Durante a reunião, a Semad trouxe atualizações sobre as ações do Estado de Minas Gerais para remediar o problema de poluição no Rio do Peixe. Eles compartilharam documentos, como notas técnicas e relatórios, e apontaram que as multas aplicadas às empresas envolvidas somam quase 20 milhões de reais. Além disso, informaram que, das cinco empresas ativas em Munhoz, município vizinho a Socorro, três estão embargadas pelas autoridades de proteção ambiental.

Em relação a uma dessas empresas, que é apontada como a principal causadora dos danos, a Semad constatou que não estava em operação, com instalações abandonadas e sem maquinário. O órgão destacou que está usando todos os meios administrativos e legais disponíveis para cessar os danos ambientais no Rio do Peixe, e que solicitou apoio da Advocacia Geral do Estado para ações judiciais.

Dando continuidade às ações, na terça-feira (17), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, participou de uma reunião das câmaras do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande. A Bacia Hidrográfica do Rio Grande – BHRG fica localizada na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo e engloba 393 municípios paulistas e mineiros. Camila Conti, da Associação Ambientalista Copaíba, também representou Socorro.

Na reunião, foi discutida a contaminação por efluentes de lavanderias e tinturarias em Munhoz, que impacta o Rio do Peixe. Tiago e Camila, com apoio do CBH-Mogi, apresentaram um histórico detalhado do problema, exibiram imagens, vídeos e documentos relacionados ao caso, e solicitaram apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, que abrange a bacia do Rio do Peixe.

Como próximos passos, o comitê entrará em contato com autoridades estaduais e federais para obter atualizações sobre o caso e discutir como podem mediar o conflito. O secretário Tiago Sartori comenta que “a Prefeitura de Socorro tem atuado em todas as esferas estaduais, federais e intermunicipais para buscar solução definitiva para o problema da poluição do Rio do Peixe”.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.