A Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde de Socorro divulgaram nesta quinta-feira, 13, os dados atualizados sobre a dengue. Duas mortes foram confirmadas como sendo em decorrência da doença, sendo a de um homem de 68 anos e uma mulher de 25. Os casos estavam em investigação junto ao Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual. Outras quatro mortes seguem em investigação.
Socorro registrou até o momento 4.877 casos notificados da doença, 1.962 confirmados e 366 descartados. A atualização dos números segue as diretrizes da Secretaria de Saúde Estadual para doenças com notificação compulsória, como dengue e Covid-19. As notificações são lançadas no sistema de saúde diariamente em ordem cronológica, de forma não simultânea.
A Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde também informam que, referente a possíveis divergências nos números entre o painel estadual da dengue e os números do município, pode haver duplicidade de dados, fato que é explicado, por exemplo, quando um paciente busca por atendimento em outro município, gerando mais de uma notificação. Essas duplicidades são excluídas do sistema assim que identificadas, seguindo uma ordem cronológica.
Ainda segundo a secretaria, as ações de fiscalização e conscientização continuam em todo a cidade. A vacina da dengue está disponível nos postos de saúde para a faixa etária de 10 a 14 anos, que tem prioridade para receber as doses de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório, e protegem contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença. O esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação. Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão. O horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 08 às 15h.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, Socorro soma 2.202 crianças e adolescentes dentro da faixa etária entre 10 e 14 anos. A Secretaria destaca ainda a importância da vacinação como instrumento para frear o avanço da doença. Porém, a prevenção é o melhor remédio e o foco deve ser a eliminação dos criadouros do mosquito.
Covid-19
Os casos de Covid-19 desaceleraram, como apontam os números da doença. Até esta quinta-feira, 13, Socorro havia registrado este ano 1.021 casos, sendo 418 deles confirmados e 603 descartados. Nenhuma morte foi registrada no período.