A Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de prevenção e controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue, promovendo mutirões em diferentes bairros, com a colaboração da equipe de vigilância, agentes comunitários de saúde e fiscalização.
A nebulização costal já está em curso, e a cidade já recebeu a máquina para nebulização pesada que deve ter início nos próximos dias, reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti. A eliminação de focos é a medida mais eficaz para conter a proliferação do mosquito e prevenir a doença.
É importante ressaltar que o processo de nebulização realizado segue as diretrizes do procedimento operacional padrão fornecido pelo governo estadual. O inseticida utilizado não afeta apenas o mosquito da dengue, mas todos os invertebrados, tornando necessário um cuidado redobrado durante a aplicação. Atualmente, as ações estão focadas na Vila Nova e continuarão até alcançar a Vila Palmira.
Atendimento e insumos
Os pacientes que procuram as unidades de saúde recebem orientações e tratamentos específicos conforme o quadro clínico apresentado, garantindo um atendimento adequado e eficiente.
A Secretária de Saúde, Elisângela Marciela Lopes, destaca que não há falta de insumos e que o atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de dengue foi ampliado para as unidades de saúde. Além disso, foram contratados mais técnicos para o pronto atendimento, agilizando o fluxo na triagem, medicação e outras condutas.
Para acelerar o diagnóstico, além do Laboratório Municipal, os laboratórios conveniados também estão realizando hemogramas, contribuindo para uma entrega mais rápida dos resultados e permitindo um tratamento mais eficaz dos pacientes.