Secretaria de Saúde realiza campanha Fique Sabendo durante o mês de dezembro

Imagem ilustrativa

A Sífilis e a infecção pelo HIV são doenças que passam despercebidas até o momento em que os sintomas se manifestam, em geral tardiamente e com graves consequências para a saúde. Para reduzir a transmissão dessas doenças e proporcionar um diagnóstico rápido e sigiloso, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Socorro realiza, durante o mês de dezembro, a Campanha Estadual Fique Sabendo 2022 para testagem rápida de Sífilis e HIV.

Haverá testagem rápida e ações de sensibilização nos dias:

• 03/12 (sábado), das 9h às 14h, no Palácio das Águias (antiga Prefeitura), à Rua Dr. Campos Salles, nº 177;
  • 07/12 (quarta-feira), a partir das 17h – durante a Feira Noturna -, no Centro Cultural Movimento.

A campanha também será feita ao longo do mês de dezembro, nas seguintes unidades de saúde:

• Centro de Saúde II;
  • ESF Jardim Araújo;
  • ESF Aparecidinha;
  • ESF Vila Palmira;
  • ESF Santa Cruz;
  • ESF Oratório;
  • ESF São Bento;
  • ESF Moraes;
  • ESF Rio do Peixe e
  • ESF Salto.

O objetivo da campanha é tirar o peso da dúvida, oferecendo testes rápidos de Sífilis e HIV, para que as pessoas tenham certeza do seu status sorológico e recebam o diagnóstico precoce dessas doenças, com total garantia de sigilo, confiança e qualidade. A ação também tem foco na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, por meio de orientações sobre métodos de prevenção, sensibilização para a prática sexual segura e garantia de atendimento aos portadores do vírus.

Em caso de diagnóstico positivo, as pessoas serão devidamente acolhidas, com aconselhamento individual e acesso a tratamento para assegurar mais qualidade de vida e garantia do direito à saúde.

Durante as ações, também serão aplicadas vacinas de influenza (gripe) e doses de reforço da vacina contra Covid-19.