Secretaria de Saúde realiza campanha “Fique Sabendo” durante o mês de dezembro

Imagem ilustrativa

A Sífilis e a infecção pelo HIV são doenças que passam despercebidas até o momento em que os sintomas se manifestam, em geral tardiamente e com graves consequências para a saúde. Para reduzir a transmissão dessas doenças e proporcionar um diagnóstico rápido e sigiloso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro realiza, durante o mês de dezembro, a Campanha Estadual Fique Sabendo 2023 para testagem rápida de Sífilis e HIV.

A campanha começa na próxima quarta-feira, dia 06 de dezembro, a partir das 17h. Durante a Feira Noturna, na Praça do Amanhã, será realizada, pela equipe de saúde da Prefeitura de Socorro, a testagem rápida e ações de conscientização. Também serão oferecidas vacinas contra a influenza (gripe) e doses de reforço da vacina bivalente contra a covid-19.

Tal ação tem como objetivo ampliar a testagem para Sífilis e HIV, a fim de viabilizar o diagnóstico precoce dessas doenças. O procedimento é sigiloso. Nos casos de diagnóstico positivo, as pessoas serão devidamente acolhidas, com aconselhamento individual e acesso ao tratamento. A iniciativa também atua na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) a partir da orientação sobre métodos de prevenção para sensibilização quanto à prática sexual segura.

A Campanha Fique Sabendo acontece durante todo mês de dezembro nas seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde II, ESF Jardim Araújo, ESF Aparecidinha, ESF Vila Palmira, ESF Santa Cruz, ESF Oratório, ESF São Bento, ESF Moraes, ESF Rio do Peixe e ESF Salto.