Secretaria de Turismo e movimento Slow Food Brasil Educação abrem inscrições para as Oficinas gratuitas

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

A Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Turismo e o movimento Slow Food Brasil Educação deu início às Oficinas gratuitas de sensibilização e capacitação ao projeto Destino Ecogastronômico, parte das iniciativas em andamento do Programa Cittaslow, sob o título de a “1ª Cittaslow do Brasil, “Cidade do Bem Viver”.

No último dia 28 de março, no Horto Municipal foi realizada a 1ª Oficina, de um total de seis oficinas, na 1ª Etapa do projeto. Participaram 24 pessoas, dentre elas empresários e gestores públicos da cidade. Esta primeira oficina foi presencial. Dinâmicas, partilhas e atividades em grupo foram desenvolvidas com o intuito de apresentar as principais características e valores de uma Ecogastronomia Slow Food.

Os participantes foram instigados a conhecer, na prática e de forma compartilhada, quais os princípios essenciais de uma comida slow e de um alimento “Bom”, tema do primeiro eixo a ser abordado ao longo do projeto. Além de muito conhecimento e de reflexões sobre o tema os inscritos puderam apresentar quais pratos e alimentos deveriam ser mantidos na gastronomia Socorrense e também, quais poderiam ou deveriam ser criados, trazendo inovação e fazendo jus a tudo aquilo que é produzido e cultivado na cidade e na região.

A próxima e 2ª Oficina acontecerão de forma online, no dia 04 de abril, às 19h, com duração de 1h30, ainda dentro da 1ª temática “Alimento Bom”. Os temas das próximas oficinas serão:

Dia: 11 de abril – “Alimento Justo’’ – Presencial

Dia: 18 de abril – “Alimento Limpo” – Online

Dia: 25 de abril – modo presencial

Dia: 02 de maio – no formato online.

As inscrições ainda podem ser feitas, diretamente na Secretaria de Turismo pelo whatsapp: (19) 97111-0889.

As etapas seguintes apresentarão um processo de certificação, em que o resultado será a obtenção de um selo “Destino Ecogastronômico” aos empreendimentos que cumprirem e comprovarem a aderência aos critérios e requisitos necessários.

O sucesso do projeto e do destino Socorro será alcançar o envolvimento dos empresários da área de alimentação, dos produtores rurais, gestores públicos e associações fazendo com que todos cresçam e saibam como oferecer produtos, serviços e experiências gastronômicas cada vez melhores e com maior qualidade, conteúdo, visão, inovação diferenciação e propósito.

O objetivo é estimular e desenvolver o empreendedorismo e a cultura de um destino slow, atento e antenado às tendências mundiais ligadas à sustentabilidade em todos os sentidos, inclusive na mesa. A filosofia e proposta do Slow Food é cuidar da terra, cultivar, preparar e comer alimentos de qualidade, pois a comida além de sustentar o corpo é fonte de nutrição espiritual, social, cultural e física. Valorizar alimentos da terra e tradicionais, característicos da cidade é um “prato cheio” para inovar e criar experiências gastronômicas, levando à mesa a história e cultura de um povo e de um lugar.