Secretaria Municipal de Turismo participou, na terça-feira (01), no modo online, do 6° Congresso Regional da Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefu), da cidade de Uberaba – MG. Apresentando Socorro como Destino Acessível, às etapas do Projeto Aventureiros Especiais e o Projeto Socorro Acessível, bem como os prêmios conquistados e o recente Top Destino nas categorias Turismo Social e também as ações e projetos que estão sendo realizadas nesta gestão.
Com intérprete de libras, o Congresso ocorreu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, pelo YouTube do projeto Portas Abertas, da SEDS. O tema deste ano foi “Direitos Humanos, Comunicação Universal e Ética para a Inclusão”. O público-alvo são pessoas com algum tipo de deficiência, profissionais da inclusão, colaboradores de entidades do terceiro setor, estudantes e gestores públicos de Uberaba e região.
A programação teve mesas-redondas e as palestras sobre comunicação, educação e saúde inclusiva, acessibilidade, mercado de trabalho, ética profissional, violação de direitos e turismo para pessoas com deficiência.
O Congresso contou com especialistas de diversas partes do Brasil e exterior. O objetivo era apresentar novas teorias, conhecimentos e vivências que poderão ser usadas na construção de políticas públicas para pessoa com deficiência e para melhorar a prática dos serviços prestados.
‘’É muito importante participarmos desses eventos, mostrando o destino e tudo o que oferecemos e também o exemplo que acontece em Socorro, a importância da parceria do poder público municipal e federal, juntamente com a iniciativa privada e as instituições, pois, serve de inspiração para outros destinos’’- comenta Ana Paula Monteiro, secretaria de turismo.