Pular para o conteúdo

Secretaria de Turismo realiza balanço anual de ações de fortalecimento do setor

A Secretaria Municipal de Turismo realizou ações desenvolvidas para o fortalecido do turismo para o avanço dos pilares de inovação, qualificação e desenvolvimento da cidade durante o ano.

O ano de 2021 foi de muitos desafios para cidade, que mesmo assim apresentou um saldo positivo com muitas conquistas para o turismo socorrense. Um ano marcado pela incerteza do amanhã, um ano em que o turismo passou a se conhecer melhor, suas necessidades, seus pilares e o que o futuro poderia nos ofertar.

‘’Foi um ano marcado por pessoas sedentas para sair de suas casas, por uma busca incessante da vacina, por motivação de dias melhores e por um novo estilo de vida! Esse último ano foi marcado pela palavra REPENSAR! REPEPENSAR sobre a vida, sobre o que estamos fazendo e como estamos vivendo’’- comenta a secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro.

A retomada ao turismo contou com inúmeros projetos, são eles: Um dos primeiros municípios a participar do Movimento Supera Turismo obtendo o destaque Turismo Home Office, por cumprir com todos os protocolos de segurança, atraindo grande público em meio à pandemia.

A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras a receber o Selo Self Travels, emitido pela WTTC – World Travel Tourism Concil, uma das instituições do turismo internacional mais respeitadas e preocupadas com as condições de segurança sanitária, com vias a garantir segurança aos destinos e turistas.

CERTIFICAÇÃO E PRÊMIO

O ano de 2021 foi marcado pela grande conquista que ficará eternizada na memória de cada socorrense, Socorro SP a Primeira Citta Slow do Brasil, isso quer dizer que somos uma rede de cidades onde viver é bom! Esse movimento surgiu na Itália em 1999 e atualmente reúne 276 cidades em 5 continentes.

O Cittaslow é uma iniciativa que associa o ao bem-estar e ao desenvolvimento urbano sustentável. Baseado na filosofia do Slow Food (a antítese do fast food), o movimento dá valor ao típico, preservando a diversidade cultural e ambiental dos lugares tradicionais.

O destino Socorro também tem muito a comemorar, pois foi ganhador do Prêmio Top Destinos Turísticos na Categoria Turismo Social e foi Top Finalista nas categorias aventura e ecoturismo.

DADETUR

Aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo a cidade também garantiu mais de R$ 2.900.000,00 em recursos via DADETUR para investimento em infraestrutura de turismo na cidade, cumprindo todos os requisitos que são exigidos dos municípios que são considerados estâncias do Estado de São Paulo.

PROJETOS DE INOVAÇÃO

A inovação para o desenvolvimento do turismo também compõe as atividades da Secretaria de Turismo que lançou projetos pontuais ao longo do ano para estruturar a cidade e receber bem todos os nichos de mercado. Um dos principais e quase em fase final de conclusão foi o Projeto Socorro Destino PetFriendly, onde já foi realizado a sensibilização, diagnóstico, capacitação e agora está na fase da entrega do selo as empresas que cumprirem com os requisitos mínimos para receber os pets.

O projeto Socorro Destino Eco gastronômico, que tem como objetivo principal a valorização e desenvolvimento do turismo através da gastronomia, aproveitando todos os produtos locais e as mais novas tendências de mercado.

Projeto inédito do turismo, com estudo de ‘’Viabilidade Econômica do Rio do Peixe’’, que propõe a requalificação da orla do rio em determinados trechos urbanos e parte do princípio de restaurar a relação do rio com a cidade e para finalizar o projeto turismo religioso a partir do ‘’Projeto Capelas de Mosaico’’ com a revitalização das capelas nos bairros rurais com a técnica de mosaico e definição de Rotas Turísticas. O projeto deu início no espaço de preces do Mirante do Cristo, onde as obras de mosaico devem ser finalizadas em janeiro de 2022.

FEIRAS E EVENTOS

Participação pela primeira vez da Feira Internacional de Turismo, a FIT, na Argentina, maior da América Latina, com recorde de visitação superando 73.000 visitantes. Além da feira internacional, a cidade participou também através da Secretaria de Turismo na feira UGART, em Porto Alegre, Abeta Summit, em Timbó-SC. Maior evento de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Expo Visite SP, em São Paulo-SP, Aviesp, em Águas de Lindóia-SP, com grande número de visitação nas feiras.

QUALIFICAÇÃO

Qualificação gratuita de trabalhadores e gestores do setor de turismo. Isso porque, a qualificação em larga escala é um fator diferencial de competitividade no setor de turismo, proporcionando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento na carreira dos colaboradores e a oferta de serviços e um atendimento mais qualificado ao turista. Ao todo foram mais de 1.160 vagas oferecidas em 72 cursos e workshops de capacitação para o trade turístico em parceria com: Secretaria de Cidadania, Departamento Municipal de Indústria e Comércio, ACE, FAQ, Sebrae, Senac, Senar, Ministério do Turismo e Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.

INCENTIVO AO TURISMO

Finalizando o ano com a pré-seleção entre as 75 cidades do Brasil, inscritas no projeto “Experiências do Brasil Rural” do Ministério do Turismo, com o roteiro “Caminhos da Roça” e a seleção da cidade entre 5.570 municípios brasileiros, onde Socorro foi um dos cinco destinos selecionados pelo Ministério do Turismo para implantação do sistema de Pesquisa de Demanda Digital do Turismo, através da Startup SmartTour.

Os critérios de seleção e avaliação foram: boa conectividade, governança melhor estruturada, engajamento do setor público e privado, profissionalismo na gestão pública e importância para a região.

Socorro também foi destaque na classificação geral do ICPT – Índice de Competitividade Paulista de Turismo com maior nota avaliada no segmento “Ecoturismo e Turismo de Aventura”, dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Dos oito indicadores avaliados, Socorro obteve nota máxima em quatro. Estudo realizado pelo programa USP Municípios.

“Atuamos durante todo o ano em diversas frentes ao turismo trazendo capacitações, projetos inovadores e parcerias importantes para que conseguíssemos atingir todas as expectativas. Vejo hoje um turismo mais consciente, limpo e responsável, e a procura dos visitantes por destinos de natureza e bem estar, o que torna Socorro uma das cidades mais visitadas do Estado de São Paulo’’- afirma a secretária de turismo.

‘’Todos estes resultados demonstram que estamos no caminho certo e trabalhando juntos para desenvolver cada vez mais o turismo da cidade’’ comenta o prefeito, Ricardo Lopes.

Compartilhe:
Top