Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável destaca o projeto Piloto de Floresta Urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável destaca os benefícios proporcionados pelo Piloto de Floresta Urbana, situado à frente do Centro Administrativo Municipal, na Rua Jorge José Farah, como uma das medidas de conscientização da importância da manutenção das árvores no ambiente urbano.

O Piloto de Floresta Urbana consiste em uma faixa de quase 01 Km², amplamente vegetada, com áreas permeáveis e vegetação arbórea em ambos os lados da rua e no canteiro central, onde podem ser percebidos os benefícios da arborização.

“As árvores da arborização urbana realizam muitos serviços benéficos ao meio ambiente. Além de trazer beleza à paisagem, elas diminuem a incidência da radiação solar sobre o asfalto, preservando sua vida útil, mantém a umidade do ar, dessa forma diminuindo a temperatura ao redor, e garantem a infiltração da água da no solo, e por isso devem ser consideradas como patrimônio público.”  – afirma  secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Locais bem arborizados apresentam menores índices de danos nos equipamento públicos como, por exemplo, o asfaltamento das ruas, devido à diminuição da insolação solar que é barrada pelas copas das árvores.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que o plantio de mudas nas vias públicas da cidade deve atentar para os critérios estabelecidos na Cartilha de Arborização Urbana que está disponível gratuitamente na página eletrônica da Prefeitura Municipal: https://socorro.sp.gov.br/publicacoes/wp-content/uploads/2018/08/AU6-Cartilha-Arborizacao-Urbana.pdf.