Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou palestra sobre a biologia e o manejo de serpentes

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma palestra sobre a biologia e o manejo de serpentes, na última sexta-feira (11), no Centro Administrativo ‘’Professor Imir Baladi’’.

A apresentação abordou os aspectos bio-ecológicos e comportamentais dos animais, no segundo momento da palestra obtiveram uma parte prática onde foram apresentados os meios indicados para a contenção segura das serpentes e as maneiras e locais adequados para a sua soltura na natureza.

Participaram da ação a Guarda Civil Municipal e o Grupamento S.O.S. Meio Ambiente Bombeiros Voluntários, totalizando 28 pessoas.

A palestra foi ministrada pelo biólogo Marcos Júnior, que contou com auxílio do biólogo Pedro da Secretaria de Meio Ambiente e do engenheiro agrônomo Marcos Satoshi, do Departamento de Desenvolvimento Rural.

“As serpentes promovem o equilíbrio ambiental ao se alimentar de roedores, que transmitem doenças e causam danos às lavouras. A grande maioria é inofensiva e benéfica ao homem.” – afirmou Marcos Júnior.

“A iniciativa permitiu a desmistificação de uma série de mitos sobre as serpentes. Os participantes comumente trabalham com esses animais e poderão replicar o conhecimento adquirido junto à população atendida.” – ressaltou o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori.

O Novo projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável procura promover o convívio pacífico da população para com a biodiversidade local. Novas palestras sobre a conservação da fauna e flora local está prevista para acontecer ainda neste semestre.