Semana de Meio Ambiente é marcada pela realização de seminário sobre saneamento rural

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançou o “Projeto Rio do Peixe Vivo – Saneamento Ecológico Rural”, na última quinta-feira (02).

O projeto busca disseminar conhecimentos relacionados ao manejo apropriado da água e soluções para o tratamento de esgoto em propriedades rurais, por meio de oficinas, palestras e cursos, além de treinamentos práticos.

O projeto decorre de uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal da Estância de Socorro e o Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais-IPESA e conta com o patrocínio da empresa 1A99.

“O Rio do Peixe é a única fonte de abastecimento público de água de Socorro, além de ser o maior atrativo turístico do município. Percorre cerca de 150 km da sua nascente até desembocar no Rio Mogi-Guaçu, passando por onze cidades e uma população estimada em cerca de 300.000 pessoas. Sua conservação é essencial para o bem-estar dessas populações, bem como para as economias dessas cidades. A realização desse projeto é uma forma de se prover uma maior mobilização por parte da sociedade para a preservação e conservação do rio”. – Informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Na data foram realizadas duas palestras no Auditório Municipal ‘’Prof.° Imir Baladi’’, a primeira palestra, realizada pela Dra. Isabel Figueiredo, abordou o atual panorama sobre o saneamento rural, seus desafios e apresentou algumas tecnologias eficazes de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto, de baixo custo. Por sua vez, Paola Samora, diretora do IPESA explanou sobre os produtos de limpeza, ensinando ao público local receitas de produtos sanitários ecológicos.

O seminário foi aberto ao público geral e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, dentre sociedade civil, servidores públicos das diversas áreas do executivo municipal, empresários e profissionais da área.

‘’Os esforços demandados pela administração relativos ao saneamento rural, destacando os programas de substituição de sistemas rudimentares de tratamento de esgoto recém-aprovados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos-FEHIDRO’’- comenta o prefeito, Ricardo Lopes.

Durante o evento, foi distribuído aos participantes o “Guia Prático Manejo da Água – 3ª Edição. Rio do Peixe Vivo” que apresenta didaticamente diversos sistemas ecológicos e eficazes para o tratamento do esgoto doméstico, disponível em https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/publicacoes/guia-pratico-manejo-da-agua.

Ainda dentro do Projeto estão previstos cursos e treinamentos práticos que serão realizados ao final do mês de agosto.

As manifestações de interesse poderão ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgVzmTjnoadY5HJkqwqvfTxFuoETFG92jbaPNpRwxhq4llaA/viewform

Ou através do telefone 3855-9617.