Pular para o conteúdo

Socorro amplia farmácias nos ESFs e descentraliza acesso a medicamentos de alto custo


A Prefeitura de Socorro deu mais um passo para facilitar o acesso da população aos medicamentos, com a abertura de duas novas farmácias nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros São Bento e Rio do Peixe, que começaram a funcionar hoje.
A iniciativa atende a uma antiga demanda dos moradores, especialmente idosos, que antes precisavam se deslocar até a farmácia localizada no Centro de Saúde (Posto Central) para retirar seus medicamentos. Agora, o atendimento será feito diretamente na unidade do bairro, logo após a consulta médica, agilizando o processo e evitando deslocamentos longos.

Além de ampliar o atendimento básico, a ação também avança na descentralização da entrega de medicamentos de alto custo. A farmácia do São Bento já foi inaugurada com o serviço descentralizado, enquanto a unidade do Rio do Peixe iniciou suas atividades com o alto custo em processo de implantação. A farmácia dos Moraes passou a atender com o serviço plenamente descentralizado a partir desta segunda-feira, 11.

Ao todo, os novos pontos de distribuição irão beneficiar milhares de moradores. No São Bento, por exemplo, são atendidos 4 mil pacientes do bairro e adjacências, que incluem partes da área central da cidade. No Rio do Peixe, são 2 mil pessoas em uma área extensa que abrange 14 bairros. Nos Moraes, 4,2 mil pacientes de dez bairros utilizam os serviços prestados pela unidade.
“Essa é a primeira etapa do nosso projeto de descentralização do alto custo e da ampliação das farmácias em unidades de saúde do município, facilitando o acesso a tratamentos”, afirma Natália Navarro, coordenadora de Farmácias da Secretaria Municipal de Saúde.

Agendamento descentralizado
O ESF Moraes também serve como modelo na implantação do agendamento de especialidades descentralizado. Com a medida, os pacientes não precisam se deslocar até o centro da cidade para agendar os pedidos de encaminhamento solicitados pelo médico do ESF.
“O programa deve se estender a outras unidades do município ainda este ano”, prevê Fabiana Galvão, diretora de Saúde.

Com essas ações, a Prefeitura reforça seu compromisso de garantir mais comodidade, rapidez e qualidade no acesso aos tratamentos de saúde, atendendo às necessidades diretamente na comunidade.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.