Socorro apresenta cases no Fórum Brasil de Gestão Ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro se destacou no IV Fórum Brasil de Gestão Ambiental – FBGA, realizado de 21 a 24 de novembro, em Serra Negra. Convidada pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), a Secretaria apresentou sua experiência em gestão ambiental no saneamento rural e compostagem de resíduos orgânicos no município.

Considerados exemplos de sucesso, as ações foram apresentadas em duas palestras no dia 24/11. A compostagem e a agricultura urbana e periurbana foram tema da palestra ministrada pelo secretário Tiago Sartori, que demonstrou o modo de execução no município e os resultados econômicos gerados, uma vez que a prática amplia a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Tiago também abordou iniciativas voltadas à agricultura urbana e periurbana, que permitem a produção de alimentos saudáveis e a geração de renda aos pequenos agricultores urbanos.

O programa municipal de saneamento rural foi tema da palestra “Experiências em Saneamento Rural”, ministrada pelo biólogo Marcos A. Ribeiro Jr. O profissional comenta que, com a instituição do Novo Marco do Saneamento Rural, a questão se tornou urgente. “As ações implementadas por Socorro se destacam no estado, sendo motivo de consultas e visitas técnicas de outros municípios”, afirma.

Tiago Sartori conta que “o evento reconheceu, nacionalmente, as soluções executadas em Socorro para problemas complexos, como a gestão de resíduos sólidos, a agricultura urbana e periurbana, o saneamento rural e a inclusão social”.

O FBGA reuniu atores relevantes no segmento de gestão ambiental e sustentabilidade. Contou com a participação de organizações do terceiro setor e empresas de todo o país. Estiveram presentes instituições nacionais e internacionais, o embaixador da Índia, Sr. Suresh Reddy, além de prefeitos, gestores e representantes de municípios, estados e da união.