Pular para o conteúdo

Socorro apresenta estratégias inovadoras à gestores públicos brasileiros e portugueses

A Secretaria de Turismo participou do evento online sob o tema: “Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento do Turismo”, realizado pelo Programa InovaJuntos da CNM – Confederação Nacional dos Municípios em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra/Portugal, na última quinta-feira.

Foram abordados assuntos como: sinalização turística; fomento das marcas locais; valorização dos produtos locais; tendências e novos segmentos; criação de selos de referência; acessibilidade; obtenção de certificações internacionais, entre outros.

O Programa InovaJuntos é financiado pela União Europeia e tem como um de seus objetivos, a proposta de fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável por meio da inovação em políticas públicas e de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

Como parte das ações do programa, foram criados encontros temáticos, que possibilitam o compartilhamento de informações e ampliam o diálogo entre os integrantes do Projeto. Socorro, através da secretaria de turismo, foi uma das 20 cidades selecionadas a fazer parte do programa, através de uma criteriosa seleção, que avaliou o destino como um todo, e todas as políticas públicas existentes, nas mais diversas áreas de atuação.

A secretária de Turismo Ana Paula Monteiro Nunes, apresentou o destino, projetos turísticos desenvolvidos em seus 20 meses de gestão, destacando a certificação internacional Cittaslow, o projeto Socorro Destino Pet Friendly, o projeto Destino Ecogastronômico, o histórico do projeto Socorro Acessível e todo a história do turismo na cidade, desde 2003. Falou sobre os projetos e também sobre as dificuldades encontradas ao longo do caminho, sobre como mobilizar e sensibilizar inúmeros stakeholders e atores, em torno de um propósito comum.

Gestores de diversas cidades brasileiras e portuguesas participaram do encontro: Itabirito-MG; Águas da Prata-SP; Goiás – GO; Igarapava – SP; Viana – ES; Cascavel – PR; Lisboa, Cascais e Baldio Estrelas do Sul, em Portugal.  Membros do corpo técnico de Turismo e da Agricultura da CNM também estiveram presentes e deram suas contribuições, fornecendo um panorama geral das ações por eles desenvolvidas, bem como perspectivas futuras, como é o caso da criação de uma Câmara Técnica de Turismo dentro da CNM para reunir os mais de 1.200 secretários de turismo filiados à Confederação.

Foi apresentado o município do Baldio Estrelas do Sul, em Portugal mostrando a importante diversidade ambiental da região, atrelada à valorização da cultura tradicional local, ao modo de vida campesino e ao cultivo das diversas espécies de milho, o processo de fabricação da broa de milho, a revitalização dos espaços históricos e tradicionais de produção da broa, como os moinhos e os fornos comunitários, até a elaboração de uma rota turística, a partir da “Rota da Broa”.

Compartilhe:
Top