Pular para o conteúdo

Socorro avança com projetos de compostagem para sustentabilidade e inclusão social

O município de Socorro tem dado passos significativos em direção à sustentabilidade com investimentos em iniciativas de compostagem, promovendo, ao mesmo tempo, inclusão social e melhorias ambientais.

O programa “Vira Adubo” realiza a coleta de resíduos orgânicos em escolas, creches, no bairro Jardim Gollo, além de atender um hotel e um restaurante. Esses resíduos são transformados em adubo, contribuindo para a redução de resíduos enviados ao aterro sanitário, a melhoria da qualidade do solo e o aumento da vida útil do Aterro Municipal.

Dois projetos estratégicos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para fortalecer e expandir a compostagem no município:

  • Projeto financiado pelo MMA: Com recursos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, esse projeto tem como objetivo ampliar o serviço de compostagem e incentivar a agricultura urbana e periurbana em Socorro. A licitação para compra de equipamentos e materiais de apoio está em andamento. Além disso, o projeto possibilitou a inclusão de um cooperado da Cooperativa Corenova para atuar diretamente no processo de compostagem, colaborando na coleta e no manejo das leiras.
  • Projeto financiado pelo FEHIDRO: Voltado ao aprimoramento do Pátio de Compostagem Municipal, esse projeto está viabilizando a instalação de cercas, impermeabilização do pátio e implementação de sistemas de drenagem para captação de águas pluviais e líquidos lixiviados. Essas melhorias tornam o processo de compostagem mais eficiente, possibilitando o tratamento de maiores volumes de resíduos e a produção de adubo de qualidade superior.

Com essas ações, o “Vira Adubo” será fortalecido, aumentando a capacidade de compostagem e desviando grandes volumes de resíduos orgânicos do descarte final. O adubo gerado será distribuído gratuitamente aos munícipes e utilizado em hortas urbanas, promovendo a agricultura local e ajudando na revitalização de espaços urbanos, enquanto contribui para a preservação ambiental e a longevidade do Aterro Municipal.

Compartilhe:
Top